Se você é um apaixonado por pisos de madeira, mas fica com peso na consciência só de pensar em quantas árvores foram derrubadas para fazer aquele lindo assoalho, pode relaxar! Agora você pode contar com modelos que parecem madeira, mas acredite: não são.
Pensando na preservação ambiental, nos últimos anos os fabricantes investiram em produtos alternativos à matéria-prima maciça e o resultado não poderia ser melhor: materiais cada vez mais fiéis ao original, mas que pesam menos no bolso e na consciência. "Antigamente, as imitações não convenciam, mas hoje reproduzem os padrões com perfeição", afirma Carlos Rossi, arquiteto da Formica.
Hoje, há acabamentos cerâmicos, vinílicos, cimentícios, porcelanato e até de alumínio que trazem a textura da matéria-prima e ainda custam menos. Outras vantagens são a durabilidade maior e a facilidade de manutenção.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Para garantir a aparência fiel à madeira, na hora de instalar as emendas devem ficar praticamente imperceptíveis. Uma dica para obter um resultado impecável é optar pelo porcelanato retificado, que tem peças de tamanho regular, visual uniforme e que permite um rejuntamento mínimo, de cerca de 2 mm. Também vale investir em rejuntes com cores bem próximas às do material natural.
Antes de decidir por um modelo alternativo, fique atento para um detalhe: se o ambiente já tiver madeira verdadeira, não aplique nenhum produto que a imite no mesmo local. Tentar colocar a madeira e a imitação no mesmo ambiente vai resultar em uma combinação destoante, sem harmonia. Por isso, se você já tem um piso de madeira, nem pense em substituit apenas aquela parte que está velha e desgastada. O ideal é tirar todo o piso antigo para depois aplicar as peças que imitam madeira.
Como há uma grande variedade de marcas e modelos disponíveis no mercado, também são grandes as diferenças de preço. Então, vale a pena fazer uma boa pesquisa antes de comprar. E independente do modelo escolhido, uma coisa é certa: você terá um espaço muito bonito, durável e que não vai pesar no seu bolso. Ah, isso sem falar que o meio ambiente agradece! (Fontes: casa.com.br e Tem Dicas)
A linha Tecnostar, da Itagres, tem um visual gasto e é fabricado com cerâmica esmaltada. Cai bem para ambientes internos e externos.
O Nature BW, porcelanato da linha Eco Nature (Portinari), pode ser assentado em pisos e paredes dentro e fora de casa. Disponível também com acabamento antiderrapante, ideal para áreas molhadas.
Com aparência de material de demolição, o revestimento Madeira, da linha Tecnostar (Tecnogres), é fabricado em cerâmica esmaltada. O produto é adequado tanto para ambientes internos quanto externos, como varandas e deques. As placas costumam ser usadas no chão, mas também existe a possibilidade de revestirem paredes.