Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Personalizados

Plotagem é opção para ambientes personalizados

Redação Bonde
10 abr 2015 às 08:43
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma maneira de deixar os espaços de uma casa ou escritório com um visual onde cada cantinho diz um pouco sobre quem o ocupa é a plotagem, os adesivos que decoram interiores. De frase a imagens, como caricaturas, personagens e desenhos abstratos, tudo vira arte e criatividade nas paredes.

De acordo com Carolina Lage, sócia da Lage Falqueto Interiores, escritório de decoração de Belo Horizonte que atende projetos comerciais e residenciais, a técnica de impressão, cada vez mais utilizada, é uma forma prática e de baixo custo para quem quer criar ou até mesmo mudar a decoração da casa, com sofisticação e estilo, mas não tem tempo de fazer reformas demoradas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Podem ser levados para as paredes da casa momentos marcantes com a família ou amigos, inclusive poesias para aqueles que são amantes das letras, além de temas diversos, como paisagens e desenhos personalizados. A grande vantagem é quando a pessoa utiliza fotos, escritos ou alguma referência pessoal para fazer a plotagem, resultando em um trabalho totalmente único", diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
15 de março

Onda de calor põe ar-condicionado como destaque no Dia do Consumidor

Imagem de destaque
Balanço

Vendas de novos imóveis batem recorde em 2023 com Minha Casa, Minha Vida


No entanto, é fundamental que o local escolhido esteja em destaque no ambiente, mas ao mesmo tempo em harmonia com os demais itens da decoração. "Procuramos criar uma identidade entre a plotagem e os demais materiais e cores utilizados no projeto", explica. A instalação, segundo Lage, é simples, mas os adesivos devem ser colados diretamente nas paredes com a ajuda de uma espátula para evitar bolhas e vincos na aderência.

Publicidade


"A praticidade e facilidade na troca do adesivo sem danificar o local em que foi instalado fazem com que a técnica seja bastante utilizada", conta. Para a manutenção, também não há segredos, já que a limpeza da plotagem pode ser feita com pano seco ou espanador, sem a utilização de qualquer produto químico.


Reprodução
Reprodução


Os critérios para definir a plotagem, segundo Lage, são muito particulares, afinal ela nasce de gostos pessoais dos clientes, cabendo ao designer de interiores a especificação do tamanho e local a ser plotado. Uma das recomendações quanto ao lugar é ter cuidado apenas com áreas de vapor e umidade, como os banheiros.

Publicidade


Fora isso, a criatividade é liberada. "Na cozinha, por exemplo, é possível fazer um painel com o cardápio do dia. No quarto infantil, podem ser aplicada nas paredes plotagens com o personagem favorito da criança, ou até nos armários e outros móveis. Se a criança crescer e enjoar do adesivo não tem problema, já que a troca é muito simples", exemplifica.


Reprodução
Reprodução


Para os amantes da técnica, a designer afirma que não basta apenas usar e abusar da plotagem sem antes combiná-la com os móveis do local, pois é importante lembrar que ela é somente um dos elementos da decoração e como tal deve criar uma unidade coesa com os outros itens que fazem parte do espaço. "O fundo no qual será aplicada a plotagem merece atenção, seja ele um móvel ou parede. Se o fundo é de cor escura, o ideal é uma plotagem mais clara e vice-versa, para criar um contraste," recomenda.


Entre os padrões mais procurados, Lage destaca que as plotagens sem fundo são as queridinhas do público, ou seja, letras, versos e desenhos lineares vazados. "São mais em conta, práticos e personalizam o ambiente. Você pode, por exemplo, aplicar na parede o verso da música preferida. Nestes casos, os recursos gráficos também são bem-vindos", afirma.

Publicidade


Preço e cuidados necessários na instalação


De acordo com a designer de interiores Bárbara Falqueto, também sócia da Lage Falqueto Interiores, é importante estar atento a alguns detalhes na hora da instalação. "A superfície que recebe a impressão deve ser lisa e livre de poeira para que o adesivo se fixe corretamente. No caso de plotagens em paredes, estas devem ser emassadas, niveladas e pintadas com tinta acrílica para melhor aderência", ressalta.

Publicidade


Reprodução
Reprodução


O custo de uma plotagem varia, é claro, conforme o tamanho, cor e recursos de impressão empregados pela gráfica que faz o orçamento. O ideal, para evitar erros, é a contratação de um designer gráfico que desenvolverá o tema e o desenho adequados ao projeto e ao cliente, dentro do espaço que o decorador especificar. "É importantíssimo que a plotagem seja feita e aplicada por mão de obra especializada. Cores mal escolhidas podem prejudicar o projeto como um todo", enfatiza.


Além disso, o profissional responsável pela aplicação deve ser, de preferência, o mesmo que participou da criação. "Um projeto fica mais coeso quando é criado e executado pela mesma equipe, que certamente entenderá de fato, o que o cliente deseja e saberá passar uma idéia para o papel ou até mesmo propor soluções mais rentáveis e práticas", explica Falqueto.

O importante, segundo as designers, é que as pessoas se sintam confortáveis nos espaços onde passam grande parte do tempo, imprimindo sua personalidade em casa ou no local de trabalho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade