Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Versáteis

Portas de correr decoram, integram e economizam espaços

Redação Bonde
22 nov 2012 às 13:20
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O trio funcionalidade, estética e praticidade, que segue como tendência mundial no universo arquitetônico, fica muito bem sintetizado quando o assunto são as portas deslizantes.

''Elas se destacam em projetos que priorizam a integração e a flexibilidade de ambientes, justamente pela característica de racionalizar espaços'', diz a arquiteta Lilia Junqueira.

Sobre os quesitos estéticos, destaque para os materiais e sistemas que vão dos tradicionais aos mais inusitados. ''Hoje, é possivel trabalhar com grandes vãos que possibilitam até a abertura total das portas'', explica a arquiteta Luiza Bohrer.



Para ela, o mais interessante dessas portas é o ponto de vista conceitual. ''Elas são adequadas ao fechamento de ambientes modernos, que podem ser interligados. Por exemplo, um home theater ao lado de uma sala de estar'', diz.

Entre os materiais mais utilizados, surge a madeira para ambientes internos e o alumínio com vidro para externos, mas Luiza também aposta nas portas revestidas em couro, chapa metálica e até os modelos com textura de mármore. ''Elas costumam ficar bem diferentes e interessantes'', comenta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sem restrições

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
15 de março

Onda de calor põe ar-condicionado como destaque no Dia do Consumidor


A boa notícia é que essas portas não possuem restrições quanto à sua aplicação e uso. Lilia explica que qualquer espaço pode ter as portas convencionais substituídas pelas deslizantes. ''Principalmente em pequenos ambientes'', ressalta.

Porém, vale uma dica: na hora de optar por uma deslizante, fique atento aos sistemas de correr, pois estes devem ser corretamente especificados de acordo com o tamanho e peso das portas.

Entre as muitas opções, ganham destaque os trilhos embutidos no forro ou entre dois vãos da parede, as folhas instaladas em contramarco convencional e as suspensas por roldanas.

''Em banheiros onde se deseja uma melhor vedação, a porta de correr com guarnição e contramarco é a mais indicada, mas em casos em que apenas a visão deve ser barrada, pode-se optar por modelos com roldanas'', indica Luiza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade