Muito utilizadas em casas e apartamentos que sofrem com problema de espaço, as portas de correr vão muito além de apenas dividir os ambientes. Elas proporcionam privacidade, proteção e ajudam a acabar com ruídos indesejados. O item é muito utilizado na hora de separar cômodos, como cozinhas de lavanderias, salas de escritórios e varandas de salas de jantar, unindo funcionalidade, praticidade e beleza.
O mercado oferece diversas opções de portas que auxiliam na divisão de ambientes, como as de vidro, de embutir, as articuladas, sanfonadas entre outras. Mas como saber qual a opção ideal? Para que não haja erro na hora da escolha, a Ideia Glass, em parceria com a arquiteta Mericia Caldas e a designer Claudia Saraceni, montou um guia com dicas de como escolher o melhor modelo, explicando os benefícios de cada um.
Portas de correr
As portas de correr geralmente são fabricadas em vidro e podem ser usadas até mesmo na entrada da casa. De acordo com Claudia, esse tipo de divisória evoluiu muito com as ferragens externas de roldanas aparentes e com os tipos de vidros que o mercado oferece. "Ao optar por uma porta de correr, é possível escolher entre o vidro liso, jateado e serigrafado, o que além de agregar valor estético, colabora para a privacidade e segurança do local", afirma.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Benefícios:
- Acabamento impecável;
- Privacidade;
- Prática manutenção;
- Fácil limpeza;
- Design moderno e requintado.
Portas de embutir
Também capazes de otimizar o espaço, as portas de embutir deixam ambos os lados livres de maneira que o vão de passagem não sofra interferência. Facilitando a mobilidade de pessoas já de idades e até mesmo de cadeirantes, esse modelo se oculta dentro da parede, não obstruindo os espaços. A arquiteta lembra que uma vez que a porta está instalada, as folhas podem ser substituídas a qualquer momento, sem quebrar nada e sem sujeira.
Benefícios:
- Podem ser instaladas em paredes de alvenaria e drywall;
- Instalação pronta e rápida;
- Maior segurança.
Portas articuladas
Conhecidas como articuladas, sanfonadas e camarões, esse modelo não possui perfil inferior, permitindo que, quando aberto, o pavimento fique totalmente livre de obstáculos ou sujeiras. Segundo a designer, essas peças são as mais usadas no mercado e, por isso, seu foco está na divisão de cômodos internos da casa.
Benefícios:
- Pode ser instada em ambientes de diferentes tamanhos;
- Maior abertura da porta;
- Facilidade na hora da passagem, em especial para cadeirantes;
- Fácil limpeza;
- Sem trilhos inferiores.
Cortinas
Uma solução mais econômica, as cortinas também são usadas para a divisão dos espaços. Com pouco apelo decorativo e sendo uma opção que suja e mancha com mais facilidade, as arquitetas afirmam que essa alternativa não é muito aconselhável. Mesmo possuindo uma grande variedade de estampas e cores, as cortinas devem ser escolhidas como uma solução temporária e não permanente.
Benefícios:
- Econômica;
- Variedades de cores e estampas;
- Fácil instalação.