As cozinhas atuais recebem cores cada vez mais vibrantes. Nada de básico! Cores claras e neutras não são mais regra. Agora, a única norma é soltar a imaginação e ousar para que o espaço fique alegre e estimulante. Tons como preto e vermelho, que antes não apareciam juntos nesse mesmo ambiente, podem ser combinados. Na hora de aplicá-los só é preciso bom senso para não errar na dose.
Profissionais da decoração aprovam a combinação. "O preto traz pureza e aconchego, deixando a cozinha sofisticada. Enquanto o vermelho, em harmonia com esta cor, aquece e traz a energia que remete à luz e ao brilho, tornando a cozinha mais convidativa", defende a designer de interiores Iara Santos.
A designer de interiores Laura Santos completa: "O preto neutraliza, enquanto o vermelho é a cor que aguça os sentidos e expressa o acolhimento e o amor de quem cozinha". Segundo ela, a parceria entre essas duas cores torna esse espaço mais sofisticado, cheio de requinte e muita personalidade.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Entretanto, é preciso ter cuidado, para não deixar o ambiente carregado. A designer de interiores Fabiana Visacro dá dicas interessantes para manter o equilíbrio e a leveza. "É importante não escolher muitos adornos em preto e mesclar elementos coloridos, optando por tons brancos de fundo", destaca.
Laura também ensina bons truques: "Para ambientes alegres e descontraídos, pinceladas de amarelo e laranja caem bem, em meio ao branco, para que o contraste entre preto e vermelho não se imponha no ambiente de forma sisuda. Já para criar ambientações mais sofisticadas, é necessário mesclar ao preto e vermelho tons neutros".
Segundo Iara, pode-se usar os acessórios da cozinha para trazer leveza. "Detalhes em foco em uma parede ou em móveis e eletrodomésticos tornam o ambiente delicado e mais agradável", conta. Para quem ainda não se convenceu de que vermelho e preto tornam a cozinha mais despojada e criativa, Fabiana deixa um recado. "Sair do neutro pode ser uma ótima escolha para sair do comum e deixar seu ambiente diferenciado e único", encerra.