30 m²... O espaço não era grande, mas o ginecologista Edilberto Gomes, diretor da Clínica Nova Vita, desejava oferecer aos seus pacientes: conforto, segurança e bem-estar. "Então, ao projetarmos, relacionamos todos os elementos que julgamos essenciais para um consultório de Ginecologia, voltado para a Medicina Preventiva. Pensamos em empregar cores neutras e acolhedoras, que transmitissem tranquilidade aos pacientes", explica a arquiteta Ana Carolina M. Tabach, diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores.
"Na sala de espera, nossa principal preocupação foi oferecer conforto ao paciente, enquanto ele espera o atendimento médico. Para isto, utilizamos o branco como cor de base na maior parte do espaço, com o contraste de um painel de dry wall pintado na cor café com leite, incorporado a um painel de madeira freijó linheiro. O piso proposto foi um porcelanato na cor off White, neutra. A iluminação foi pensada para criar um ambiente aconchegante, por isto, optamos por uma iluminação indireta, embutida no nicho do painel e uma iluminação com lâmpadas eletrônicas", explica a arquiteta.
"Ainda na sala de espera, disponibilizamos um suporte adequado para a oferta de água e café aos pacientes acoplado ao painel, que é o grande destaque deste ambiente. O espaço da secretária ficou bastante reduzido, por isso trabalhamos com detalhes de marcenaria para deixá-lo o mais funcional possível. Uma bancada revestida de vidro branco faz a separação entre o local de trabalho dela e o espaço de espera das pacientes", destaca Ana Carolina M. Tabach.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Para completar a sala de espera, a C+A optou por móveis com design arrojado, na cor branca, com revestimento em couro, que é de fácil manutenção e boa durabilidade. "Como o ambiente ficou claro e neutro, utilizamos cores nos quadros para harmonizar o local", diz a diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores.
O consultório médico
"No consultório do médico, conseguimos acomodar em 10m², uma mesa, duas cadeiras de diálogo e ainda a maca para a realização de exames e procedimentos. Neste ambiente, a paciente conta também com um banheiro privativo", afirma a arquiteta Ana Paula Naffah Perez, diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores.
Como o ambiente ficou claro e neutro, as arquitetas utilizaram cores nos quadros para harmonizar o local
O consultório possui uma parede de destaque pintada na cor verde, contrastando com o branco das demais. "Poucos detalhes na decoração do consultório passam a idéia de confiabilidade e maior afinidade por parte das pacientes com seus médicos, contribuindo para passar a sensação de organização, limpeza e assepsia", diz Ana Paula Naffah Perez.
Ao lado do consultório foi criada uma sala exclusiva para acompanhamento dos tratamentos e realização de procedimentos estéticos também.
Serviço:
www.caarquitetura.com.br
http://arquiteturadesaude.wordpress.com
http://twitter.com/cmaisa
Fotos:
http://www.flickr.com/photos/cmaisa/sets