Por ser visto, na maioria das vezes, como um espaço limitado, restrito à funcionalidade de conectar ambientes, o corredor pode ficar deixado de lado e, em alguns casos, nem ser decorado. Mas quando há criatividade e um bom planejamento, os resultados são bem diferentes. Profissionais dão dicas para tornar esse cantinho verdadeiros protagonistas do projeto.
"O corredor muitas vezes é visto como um espaço perdido pelos clientes. Por isso, cabe a nós transformar esse ambiente, aproveitando-o ao máximo. Para isso é preciso usar a criatividade", contam Rosângela Mesquita Brandão, designer de interiores, e Eduardo Henrique, arquiteto, ambos do escritório Situar Projetos e Interiores.
Para tornar esse espaço mais atraente vale tudo: "Peças decorativas, iluminação e móveis adequados podem ser a melhor estratégia para criar um corredor de destaque, aconchegante e, principalmente, bem aproveitado. Tudo vai depender da forma como esses recursos são explorados", assegura Eduardo.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Dentre os recursos citados pelo profissional, a também arquiteta Marina Dubal, do escritório DAD Arquitetura, destaca a iluminação e os revestimentos: "A escolha desses itens é o primeiro passo. O ideal é pensar estrategicamente nas paredes como galeria para a exposição de um quadro, fotos, etc. Os revestimentos podem ser somente um pano de fundo ou assumir papel de protagonista, depende da intenção do projeto."
Para trazer mais atenção ao corredor vale ainda apostar em mais adornos e acessórios. "Tapetes, papéis de parede, prateleiras para enfeites, nichos, armários e até mesmo uma cristaleira, podem tornar esse espaço mais que um ambiente de passagem, podem fazer dele um local para apreciação e deleite", garantem Eduardo e Rosângela.
Outra dica interessante é usar espelhos no corredor. "Quando o espaço é muito estreito, pode-se trabalhar com espelhos em uma das paredes e uma textura delicada na outra, com uma composição de fotos, por exemplo. Dessa forma, traz-se charme, amplitude e o corredor ainda surge como possibilidade para uma viagem nos momentos marcantes, por meio das recordações registradas em fotos", encerra Marina.
Situar Projetos e Interiores
(http://situarprojetos.com.br/)