Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais...

Quer investir em papel de parede? Veja dicas importantes

Redação Bonde
02 jan 2013 às 12:01
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cansou da decoração de sempre, da casa com a mesma cara de todos os dias? Uma boa maneira para dar uma renovada no ambiente sem ter que comprar um monte de móveis novos é mudar a parede. E para isso, que tal investir no belo visual dos papéis de parede?

Nos últimos anos o papel de parede perdeu aquele ar de coisa velha e ultrapassada, ganhando novos padrões e texturas. A tecnologia atual é bem desenvolvida, sendo possível encontrar muitos modelos, desde os mais simples aos que imitam personagens de desenhos ou texturas como a palha natural.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tipos de papel de parede

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Antes de escolher o seu papel de parede é importante ressaltar a grande durabilidade desse material, portanto escolha um modelo de papel que realmente lhe agrade.

Publicidade


Vinílico: indicado principalmente para grandes áreas de circulação (restaurantes, hotéis);


Vinilizado: podem ser lavados e possuem uma vasta gama de padronagens;

Publicidade


Acetinado: acumula menos poeira, ideal para quartos de criança;


TNT: quando afirmam "tnt" significa que imita tecido, mas não é de fato tecido;

Publicidade


Mica: feito a partir de pedras naturais.


Aplicação

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Para que o papel de parede tenha um bom efeito, é importante que a parede que vai receber a decoração esteja lisa e livre de imperfeições, rachaduras ou furos de prego. Se necessário, aplique massa ou gesso, lixe e passe uma demão de tinta.


Manutenção e durabilidade

Publicidade


Se bem cuidado, um papel de parede pode durar até mais de 10 anos. O cuidado apropriado depende do material de que ele é feito. Os de fibras naturais, por exemplo, são mais delicados e não devem ser molhados, a limpeza pede apenas espanador ou aspirador de pó. Já em papel com proteção de vinil, pano ou esponja úmida estão liberados.


Superfícies

Publicidade


Se a parede estiver pintada é necessário apenas limpar a superfície retirando qualquer sujeira. Se já possui papel de parede é preciso retirar o antigo e deixar a superfície lisa e limpa novamente. Em parede de madeira ou azulejada é possível aplicar, desde que a superfície seja lisa e esteja limpa para evitar bolhas e ondulações.


Precauções


Em termos gerais, o papel de parede pode ser utilizado em qualquer ambiente interno, desde que respeitadas as condições de preparo da superfície de aplicação.


Reprodução
Reprodução


O papel vinílico é o mais indicado na cozinha, que não fica tão impregnado de gordura e resiste a limpeza com pano úmido. Em ambientes onde há muito tráfego, como salas e corredores, deve-se evitar o uso de papéis delicados e frágeis. Nos banheiros, o maior cuidado é não utilizar cola à base de água, que pode desgrudar com a umidade.


Dicas de decoração


Na sala, o papel pode ser aplicado em toda a parede, com um border (faixa decorativa) para dividir. Normalmente a parede é dividida horizontalmente e coloca-se na parte inferior uma cor mais forte e na superior um tom mais neutro. Outra opção é colocar modelos diferentes em paredes distintas. Uma alternativa que serve para qualquer ambiante é utilizar dois modelos de papel na mesma parede e depois aplicar um border, tornando o ambiente mais interessante.


Reprodução
Reprodução


A criançada adora quarto temático. O papel de parede mais usado nesses casos é o de personagens ou esporte. As meninas adoram bonecas, já os meninos preferem o futebol. Atualmente tem borders com diversas estampas infantis, cores alegres, com desenhos que brilham no escuro, com personagens de desenhos e muito mais.


Para transformar um quarto de casal em um lugar ainda mais aconchegante, é comum usar papel com flores e tons pastéis, juntamente com espelhos. O papel de parede com frases famosas, citações românticas ou músicas é outra ótima opção.


O lavabo fica muito charmoso com estampas de flores em cores mais amenas, como o rmarrom, bege e rosa claro.


Na copa e cozinha o revestimento diferenciado das paredes traz aconchego para o local, fazendo a divisão entre a área de preparo da comida e a área das refeições.


Quantidade


Os papéis de parede são vendidos por rolo. Cada rolo tem, geralmente, como padrão, 10 metros de comprimento por 50 centímetros ou 8 metros por 68 centímetros. O cálculo de quantos rolos serão necessários para cobrir uma parede não depende apenas da área a ser coberta e da extensão do papel. Se o papel tiver desenhos os listras é preciso levar em conta também o "rapport", ou seja, o tamanho do padrão e a frequência com que os detalhes se repetem, para fazer os encaixes perfeitos a cada emenda.


Como retirar

Você pode utilizar água ou removedor de papel. Se o papel de parede for removível, com uma faca retire uma ponta do papel e puxe-a o mais próximo possível da parede, sem abrir muito para evitar que se rasgue. Para retirar o papel não-removível molhe-o com água morna e deixe agir por alguns minutos, depois retire usando uma espátula. Para o papel lavável use uma lixa grossa para raspar a superfície antes de molhar. (Fonte: hagah)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade