Duráveis, eficientes e com alto poder de iluminação, as fitas de LED são hoje uma solução muito versátil na composição da iluminação de ambientes. Elas são flexíveis e possuem uma camada adesiva que facilita a instalação, tornando o processo rápido e limpo.
Abaixo seguem alguns sugestões da arquita Bianca Duarte, da Asenne Arquitetura, que assina o blog Casos de Casa, para usar as fitas de LED em diferentes ambientes:
Use para iluminar escadas de forma decorativa, criando uma atmosfera intimista e elegante, especialmente em cor clara;
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Nas cozinhas, sob os armários, as fitas formam uma fonte de luz linear, proporciona um efeito de iluminação contínuo, ideal para cozinhas contemporâneas. Também são perfeitas para adicionar mais luz ao interior de armários e closets, dar destaque a peças de arte, ou iluminar estantes, decorando e facilitando a busca de livros;
Fitas de LED também podem ser usadas em sancas de gesso, sob móveis suspensos ou para destacar quadros nas paredes criando belos efeitos.
Segundo Bianca, existem três diferentes tipos/tonalidades de fitas: a branca quente, que tem cor amarelada, (que é a mais bonita e versátil, na minha opinião, já que substitui uma lâmpada comum); a branca fria e as que oferecem variedade de cores que podem ser escolhidas através de um controle remoto específico (que funciona com até 10 metros de distância).
A arquiteta lembra que as possibilidades de iluminação com essas fitas são infinitas. O único cuidado, alerta ela, é prever um local para o driver, um dispositivo usado especialmente para o fornecimento de energia e transformação de tensão para LEDs.