Está pensando em decorar seu banheiro? Para começar, o mais importante, segundo os especialistas, é escolher o estilo que você quer adotar para esse ambiente. É neste momento que vai um alerta: ele precisa harmonizar com a decoração do restante da casa. Depois que definiu, tanto faz se o espaço é amplo ou pequeno, ou se sua verba é alta ou baixa. Para tudo se dá um jeito.
Se você não pode arcar com os custos de um arquiteto especializado, pode usar a criatividade como grande aliada. "Caso os recursos permitam comprar apenas um item decorativo, por exemplo, como uma pia diferenciada ou um revestimento, a melhor escolha é a pia porque ela dá um ar mais contemporâneo ao ambiente", explica o arquiteto e urbanista, Aquiles Nicolas Kílaris, de Campinas.
Colocar um gabinete – que pode ser antigo ou reformado –, ter uma boa entrada de luz e um amplo espelho já são dicas de um projeto bem sucedido, segundo Kílaris. Ele afirma que muitas pessoas estão optando por fazer pequenos jardins nos cantinhos dos banheiros a fim de dar um charme a mais. "As plantas proporcionam naturalidade e graça sem ocupar espaço", enfatiza o arquiteto.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
As irmãs designers de interiores Juliana e Maria Lucia Guidugli afirmam que o importante é não exagerar na hora de decorar de acordo com seu gosto. Combinações de cores também são válidas e já dão um visual todo diferente ao banheiro.
Que tal colocar toalhas com cores fortes, por exemplo? Ou transformar aquele móvel de madeira antigo em cantoneira de banheiro? Sabe aquele porta-revistas que fica na sala? Reforme-o e leve para o banheiro. Se não dá para ter um Box mais elaborado, aposte em cortinas divertidas, coloridas, que combinem com o seu estilo.
Ajuda de um especialista
Você também pode colocar gesso no teto, projetando pontos diferenciados de iluminação indireta. Segundo Kílaris, de Campinas, o recurso ajuda a criar um banheiro mais requintado, com baixo custo.
Na hora de chamar um profissional, é importante mostrar exatamente o que você pretende deste espaço. Mesmo com pouca idade, Mathaus Gobi, de 19 anos, filho de Maria Nascimento Gobi, fez questão de dar sua opinião. "Para ele, este cômodo é tão importante quanto o quarto", afirma a mãe.
Cada pessoa tem seu estilo próprio e pode sim traduzi-lo para o banheiro. O importante é que este espaço seja um cantinho todo especial na sua casa. [i](*Fonte: Vital/Unilever)