Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Iluminação

Rasgos de luz estão em alta na decoração de ambientes; veja como usar

Redação Bonde
09 jun 2016 às 11:38
- Divulgação/Henrique Queiroga
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A opção de utilizar rasgos no gesso é uma tendência atual nos projetos de interiores. Além de propiciar mais sofisticação ao ambiente, essa solução é bastante prática e até mesmo mais econômica.

De acordo com a arquiteta Carmen Calixto, os rasgos no gesso proporcionam uma iluminação difusa e são muito importantes para as cenas que a luz pode criar no espaço. "Quando se projeta a iluminação de um ambiente, é importante que tenhamos algumas lâmpadas de iluminação cênica para valorizar alguns elementos e a iluminação geral, para clarear o ambiente como um todo. É importante pensar na estética do espaço e no posicionamento das lâmpadas de iluminação cênica para posicionarmos os rasgos", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para Carmen, os rasgos são adequados para qualquer ambiente que tenha forro de gesso. Ela ressalta que esta opção pode trazer economia ao projeto. "Podem ser utilizadas lâmpadas fluorescentes tubulares ou fitas de led, ambas bastante econômicas. Essa solução, além de mais bonita, é mais prática e econômica, pois os rasgos substituem as luminárias. Assim, o cliente só vai gastar com as lâmpadas e os reatores", avalia a arquiteta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
15 de março

Onda de calor põe ar-condicionado como destaque no Dia do Consumidor

Imagem de destaque
Balanço

Vendas de novos imóveis batem recorde em 2023 com Minha Casa, Minha Vida

Imagem de destaque
Saiba mais

Luana Piovani coloca apartamento em São Paulo à venda por mais de R$ 2 milhões


A designer de interiores Laura Santos, aponta que eles devem ser setorizados para valorizar o ambiente e que deve ser feito um estudo de layout e posicionamento prévio para os mesmos. "Os rasgos podem ser usados em qualquer ambiente, basta estudar previamente com um profissional o que deve ser valorizado e evidenciado pelo recurso. Os ambientes onde os rasgos são mais usados são salas, escritórios, corredor, hall de entrada, cozinha e banhos. Porém se bem projetados, também podem aparecer em quartos e ambientes comerciais", indica.


Divulgação/Henrique Queiroga
Divulgação/Henrique Queiroga


Laura ressalta que, atualmente, as lâmpadas de led vem ganhando destaque. "Tanto em rasgos como em iluminação focada como spots e pendentes já existem leds que fazem as vezes das antigas lâmpadas, com as temperaturas de cor correta, a potência adequada para cada local e de acordo com cada objetivo que se queira atingir com o projeto luminotécnico", conta.


A designer indica que utilizar os rasgos do gesso com lâmpadas de led é uma solução mais sofisticada e prática para o ambiente. "Possui uma iluminação geral, iluminando o ambiente como um todo. É uma luz econômica e, na maioria das vezes, demarca muito bem e amplia os espaços", encerra Laura.

Divulgação/Gustavo Xavier
Divulgação/Gustavo Xavier


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade