Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação/Suvinil
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Toques de cor

Renove os ambientes com paredes coloridas

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Quer começar o ano com a casa renovada? Colorir as paredes é uma solução rápida e econômica. "O legado das moradias brancas está ficando para trás. Vivemos a tendência mundial da cor", ensina a designer e consultora de cores e pinturas, da Suvinil, Érica Taguti. Como escolher os tons nem sempre é fácil, aproveite as dicas da especialista para se sair bem nessa tarefa e deixar sua casa mais colorida e alegre.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

"Para o verão 2009, a grande tendência são as cores da natureza. Quem gosta de tons claros e suaves pode apostar no verde refrescante, no rosa delicado e no azul-claro. Elas refletem o sol e deixam a casa mais fresca. Mas quem quer ousar pode optar por tons fortes como amarelo, laranja e vermelho, sem medo de errar, já que eles trazem alegria e a vibração do verão", lembra Érica.

Continua depois da publicidade


Pintura sem erro


1- Observe a área a ser pintada, avalie como é a iluminação do local, quem vai usar o espaço e para qual finalidade. As respostas ajudam a definir as cores e a eliminar o que não funciona. "Em áreas pequenas, tons quentes dão a impressão de encolhimento. Já em uma sala muito ensolarada, o amarelo trás vibração em excesso", exemplifica Érica.


2- Feche os olhos e pense: qual é sua cor preferida? Antes de qualquer regra de combinação cromática, considere suas lembranças e sensações. Olhe para a natureza e observe sua reação a cada tom. Isso lhe dará confiança para selecionar o que gosta e usá-lo em casa.

Continua depois da publicidade


3- Pense ainda no efeito desejado. Em geral, tons quentes, como vermelhos e laranja, trazem aconchego e energia e os frios, como azuis e roxos, acalmam e relaxam. "Para criar ambientes onde as pessoas se sintam bem, o ideal é ter sempre presente, ainda que em pequenas doses, uma das cores primárias - azul, vermelho ou amarelo", lembra a consultora.


4- Perca o medo de experimentar: para conhecer todas as opções de cores disponíveis no mercado, a Suvinil oferece em seu site (www.suvinil.com.br) um Simulador de Decoração, no qual você pode experimentar as cores e ver qual resultado combina com o seu gosto.


5- Antes de se decidir, faça o teste: pinte 1 metro quadrado da parede com a cor escolhida, espere a tinta secar e observe com calma, tanto de dia quanto de noite, se ficou mesmo do jeito que imaginava.


Paredes


Se você gosta de tons fortes, escolha apenas uma parede para dar destaque. E se o cômodo for grande, use um tom médio para não deixar o ambiente cansativo. Se escolher duas cores, use uma delas em tom pastel. Lembre: a beleza está no equilíbrio entre tons neutros e vibrantes.


Teto


Se o pé-direito for alto, pinte-o da mesma cor da parede. Mas se for baixo, use um tom mais claro.


Iluminação


Em paredes que recebem pouca iluminação natural, procure usar tons claros para deixar o ambiente mais arejado e amplo.


Desperte as sensações


Há tonalidades que acalmam, outras que alegram e outras ainda que fazem da casa um ninho de aconchego. "As cores fortes e vibrantes como vermelho e laranja devem ficar para área de lazer, sala de estar, quarto de brinquedos e cozinha, pois são quentes, alegres e dinâmicas. Já para quartos, home theater e quarto das crianças, os tons pastel e frios como azul e roxo proporcionam acolhimento e repouso", ensina a designer.


Confira a influência de cada cor e estimule seus sentidos:


Vermelho: está ligado com energia, paixão e desafio. Cria sensação de calor, aconchego e incentiva atividades.


Laranja: é a cor da confiança, da alegria e da sociabilidade. Desperta o apetite, reduz o cansaço e libera as emoções.


Amarelo: é a cor da auto-estima. Ela eleva o espírito, afasta a depressão e é perfeita para os cômodos térreos, pois dá luminosidade.


Verde: traz harmonia, contentamento e serenidade. A cor da natureza acalma, equilibra e estimula a fertilidade.


Azul: relaxa, tranqüiliza e faz com que a comunicação seja mais clara. Favorece a capacidade de concentração.

Violeta: inspira a meditação, acalma, é indicada contra a insônia.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade