Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pronto para a reforma

Saiba as diferenças entre porcelanatos, cerâmicas, pastilhas, laminados e vinílicos

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
20 mar 2017 às 15:33
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O mercado de pisos e revestimentos oferece uma gama completa de estilos, cores, matérias-primas e acabamentos. Diante de uma variedade elevada de opções, qual é a melhor para cada ambiente? Exatamente para eliminar essa dúvida, os arquitetos da Telhanorte Conceito, Sabrina Campos e Anderson Almeida, apresentam dicas para a escolha, levando em consideração as necessidades do ambiente e as características dos modelos.

Antes de escolher o piso para um determinado ambiente ou para a casa toda, devem ser considerados vários aspectos, como o conceito, o estilo da decoração, as medidas do ambiente e também o uso de cada espaço. "Como existem diversos formatos disponíveis, devem ser escolhidos aqueles que sejam proporcionais ao tamanho da área da instalação: para ambientes pequenos, é recomendado usar formatos menores. Já em ambientes grandes, é possível usar peças maiores", comenta Sabrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O primeiro passo é saber o tamanho da área a ser coberta. Sabendo a área total, é possível especificar a quantidade de piso necessária. "Lembre-se de comprar 10% mais que o necessário para possível substituição no futuro. Ainda que a peça se mantenha em produção pelo fabricante, a tonalidade pode mudar. Por isso, é sempre bom ter uma reserva", aconselha Almeida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Em seguida, é preciso escolher o modelo. Mas é exatamente nesse momento que surgem mais dúvidas. Porcelanato ou cerâmica? Vinílico ou laminado? E as pastilhas, quando usar? É preciso conhecer as características de cada um para tomar a melhor decisão.

Publicidade


Porcelanato


Versátil, possui uma infinidade de tipos e formatos, ideal para lugares de alto tráfego e áreas molhadas, pois apresenta alta resistência mecânica e baixíssima absorção de água. Produzido com uma mistura de argila e minerais, garante durabilidade, resistência à abrasão e uniformidade ao ambiente. "Hoje, o mercado já oferece mão de obra especializada e grandes formatos de porcelanato, com possibilidade de aplicação até mesmo em bancadas, mesas e nichos, possibilitando uma decoração moderna e sofisticada", diz o arquiteto.

Publicidade


Cerâmica


Da mesma forma que os porcelanatos, as peças cerâmicas são produzidas somente com argila e são altamente resistentes, com possibilidade de aplicação em todos os ambientes da casa. "No entanto, a instalação desses produtos demanda mão de obra especializada e necessita de tempo maior para a execução da reforma", explica a arquiteta.

Publicidade


Pastilhas


Com multiformatos e diversidade de cores, exercem um efeito inovador na decoração de ambientes. Disponíveis em diversos materiais, como vidro, porcelana, pedra natural, aço inox e madeira, as pastilhas devem compor a decoração como detalhe, revestindo os nichos da parede. A manutenção carece de cuidados especiais, pois são peças mais delicadas.

Publicidade


Laminados


Compostos por lâminas de madeiras em larguras e comprimentos variados, oferecem praticidade e economia. Além de possuírem preço acessível, a instalação é prática e limpa, uma vez que as peças são de encaixe e utilizam apenas uma cola específica para assentamento. As peças devem ser evitadas em ambientes com alta exposição solar e nas áreas molhadas da casa, como cozinhas, banheiros e lavanderias, pois o contato com a água pode danificar a superfície.


Piso Vinílico

É produzido em PVC flexível e reveste o piso do local em que será instalado. Além disso, possui entre 2 e 3 mm de espessura, o que também facilita a instalação, que é muito rápida e limpa. "O piso vinílico tem surpreendido com sua tecnologia de impressão muito fidedigna à madeira, além da aparência e textura. Com vantagens em comparação ao piso laminado, é naturalmente acústico, sem a necessidade de uma manta específica, além de ser um produto impermeável, ideal para espaços de convívio com crianças e animais", comenta Almeida.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade