Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Evite problemas

Saiba como montar um planejamento financeiro para comprar um imóvel

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 mai 2021 às 17:13
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A compra de um imóvel envolve um investimento alto e exige vários cuidados com o planejamento financeiro. Antes mesmo de entrar em um financiamento ou consórcio imobiliário, é fundamental tomar algumas atitudes para assegurar a estabilidade financeira no longo prazo e evitar problemas no futuro.


Para isso, é importante ter um planejamento bem estabelecido e, para que você possa se organizar mais facilmente, a Arbo Imóveis trouxe cinco dicas simples e práticas. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estabeleça prioridades
Para começar, basta ter papel e lápis na mão – ou um aplicativo no celular ou no computador – para listar seus objetivos para o futuro. De início, anote tudo que vier à cabeça sem preocupações em colocar em ordem, pois isso será feito depois. Pense nas coisas que você gostaria de fazer esse ano, no próximo, daqui a cinco anos, 10 anos, etc.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
15 de março

Onda de calor põe ar-condicionado como destaque no Dia do Consumidor

Imagem de destaque
Balanço

Vendas de novos imóveis batem recorde em 2023 com Minha Casa, Minha Vida


Depois, pegue essas anotações e reflita sobre o que é prioridade. É possível que você perceba alguns objetivos que estavam na sua mente, mas talvez não façam tanto sentido numa visão de longo prazo, por exemplo.

Publicidade


Entenda sua situação atual
Antes de caminhar até o seu objetivo, é indispensável saber onde você está agora. Só assim você terá condições de montar uma estratégia para alcançá-lo. Por isso, procure fazer uma espécie de balanço patrimonial das suas finanças.


Crie uma tabela com duas colunas. De um lado você marca todo o dinheiro que entra na sua conta ao longo do mês. Se você já tem algum bem em seu nome, como um carro, faça uma estimativa do quanto ele vale. Do outro, faça um detalhamento de todas as suas despesas – e também as dívidas, caso tenha alguma.

Publicidade


Depois, some os valores em cada lado e calcule a diferença entre as receitas e as despesas. Esse exercício fornecerá uma boa noção dos pontos problemáticos que precisam de alguma atitude sua para serem resolvidos.


Crie um método para controlar seu orçamento
Nesta etapa do planejamento financeiro, você deve colocar em prática algumas estratégias para conter os gastos, sempre de olho no que você pretende alcançar com tudo isso.

Publicidade


É interessante pensar em como distribuir esse orçamento para diferentes finalidades. Assim, é possível pensar em uma divisão como: 50% para os custos fixos, 30% para investir em seus objetivos e 20% para gastar com atividades de lazer e entretenimento. Ajuste esses percentuais conforme suas condições financeiras.


Aprenda a valorizar seu dinheiro
Essa é uma parte do planejamento financeiro que a maior parte de nós simplesmente não faz porque nunca recebeu informações a respeito. Na verdade, há um grande preconceito quando se fala em investimentos. É como se investir fosse algo plausível apenas para gente com muito dinheiro no bolso.

Publicidade


Contudo, há muitas maneiras de investir e é possível começar com pouco – na verdade, quase ninguém tem um caminhão de dinheiro para investir logo de cara. Conseguir um bom montante em investimentos demanda disciplina no longo prazo e alguma dedicação para estudar o tema. Felizmente, a internet já tem muito conteúdo para quem está começando.


Tenha disciplina, mas sem paranoia
O planejamento financeiro é importante, mas você não precisa se torturar porque passou na padaria para comprar pão e acabou levando um docinho também. Como já mencionamos, gastar um dinheirinho com uma bobagem aqui e outra ali é normal e todo mundo faz. O que não pode é deixar as contas fugirem do seu controle.

Também tenha sempre em mente que os imprevistos vão acontecer, embora você não saiba quando, nem onde. Então, quando eles vierem, não adianta ficar esbravejando. Se era algo que você poderia ter evitado, como um defeito no carro por falta de manutenção preventiva, é só tirar uma lição disso e seguir em frente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade