Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Transforme sua casa

Saiba como não errar na hora de compor ambientes com tapetes

Redação Bonde
14 set 2016 às 10:01
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Engana-se quem acha que o tapete é apenas mais um acessório para decorar a casa. Os tapetes podem ser considerados os fundamentos de cada ambiente, podem ter significações e dar
a base de estilo. Eles aquecem, unificam espaços, orientam a circulação, favorecem a acústica, personalizam cada canto da casa e podem dar um toque de sintonia com a personalidade do morador.

Atemporais e com status de obras de arte, os tapetes orientais, especialmente os persas, são clássicos que carregam elementos de culturas milenares e podem dar um ar de requinte a diferentes ambientes. Eles trazem riqueza de detalhes, desenhos e cores, podendo assim ser protagonistas do aposento. "Com bom gosto e atenção à composição total do ambiente – cores,
texturas, nuances e estilo – também é possível harmonizar o tapete oriental com móveis que também são estrelas na ambientação", explica o catalão José Morales, proprietário da loja Morales Furniture e Tapetes

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Morales pontua que existem tapetes para cada tipo de ambiente e estilo. "Fica muito chique combinar um tapete com características marcantes e tons quentes a móveis mais clean e de linhas retas, modernos e em tons claros", sugere. Nesse caso, um tapete oriental funciona como um ponto forte da decoração e, dependendo da estamparia escolhida – em tons terrosos por
exemplo –, são capazes de trazer aconchego e calor ao espaço. Em decorações mais tradicionais, o tapete estampado combina muito bem com móveis de madeira e decoração com detalhes em dourado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Já os tapetes em cores lisas costumam ser coringas para uma decoração mais jovial e colorida. "Busque fazer da decoração da sua casa uma extensão da sua personalidade. O importante é que você se sinta bem e à vontade para receber amigos e familiares. Tem que preze mais o conforto. Outros preferem priorizar o estilo. Há ainda os que buscam um equilíbrio entre esses dois fatores. Isso, na minha opinião, é o ideal", Morales comenta.

Publicidade


Como posicionar o tapete


O especialista lembra que é importante medir o tamanho dos espaços disponíveis para não errar na proporção. "Não se pode passar a impressão de que o tapete está sobrando, parecendo quase um carpete e, assim, desvalorizando a peça, nem tampouco ser pequeno demais e não acomodar a mobília do ambiente", explica Morales.

Publicidade


Sala de estar


Aqui a peça deve ser grande, permitindo posicionar todos os móveis do living em cima. "Isso traz sensação de amplitude", comenta. Existe também a opção de deixar alguns móveis para fora, como a mesa lateral. Sempre respeite a regra de que o tapete deve ultrapassar os pés do sofá em pelo menos 10 centímetros.

Publicidade


Sala de jantar


Aqui o tapete deve criar uma moldura para a mesa de jantar e facilitar a movimentação das cadeiras. Para isso, escolha uma peça cujo tamanho ultrapasse o tampo da mesa de 70 centímetros a 1 metro, para acomodar as cadeiras sem que nenhum dos pés fique fora do tapete mesmo quando forem usadas.


Quarto

Escolha um tapete que calce a cama e ultrapasse a largura em 70 centímetros de cada lado. Busque tapetes aconchegantes e macios para este ambiente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade