Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Esclareça dúvidas

Saiba como planejar a instalação do piso em ambientes integrados

Redação Bonde
20 mai 2016 às 14:38
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem planeja uma cozinha integrada à sala (como também a uma lavanderia ou churrasqueira) geralmente esbarra em algumas dúvidas: como planejar o desenho ou acabamento do piso? Ele deve ser o mesmo nos dois ambientes ou diferente? Deve ser separado por uma soleira ou não? Em resposta às principais perguntas sobre o assunto, os profissionais do site Clique Arquitetura prepararam um guia rápido para ajudar quem está construindo. Confira a seguir:

Como escolher a paginação do piso

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Não existe apenas uma forma de paginação (projeto que apresenta o desenho do piso) correta: ela vai depender do objetivo de quem está decorando. Pergunte-se: você quer integrar os ambientes ou criar a sensação de que existe uma diferenciação entre eles? Veja detalhes de cada opção:

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
15 de março

Onda de calor põe ar-condicionado como destaque no Dia do Consumidor

Imagem de destaque
Balanço

Vendas de novos imóveis batem recorde em 2023 com Minha Casa, Minha Vida


Ambientes integrados com um mesmo piso (sem soleira)

Publicidade


Esse recurso permite integrar visualmente os espaços, ampliando a sensação do tamanho dos ambientes. A cozinha, integrada à sala, torna-se um espaço social. A uniformidade do piso cria uma decoração "fluida", leve e "limpa".


Publicidade


Ambientes integrados com um mesmo piso (com soleira)


Ao inserir uma soleira entre os ambientes, marcamos a separação entre eles. Como o piso é o mesmo, sentimos facilmente que os ambientes têm a mesma linguagem, mas mostramos que a partir daquele ponto estamos na cozinha ou na sala, por exemplo. Neste tipo de projeto existe ainda duas possibilidades:

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Soleira em harmonia com o piso: optando por uma soleira de cor semelhante à do piso, marcamos a separação de maneira suave e delicada. Será um detalhe elegante na decoração;


Soleira em contraste com o piso: neste caso, sua cor é bastante diferente da do piso, chamando a atenção. Sua presença é forte, mas (dependendo da combinação de materiais) é elegante e expressa, muitas vezes, a personalidade marcante do morador.

Publicidade


Ambientes integrados utilizando pisos diferentes


Neste caso os ambientes são marcados visualmente pela cor do piso, o que produz, geralmente, a sensação de que o espaço é menor. Como haverá uma linha de conflito entre os dois materiais (ou mesmo material com cores diferentes), é geralmente indicado o uso de uma soleira, que pode ter cor semelhante a um dos pisos (escolher uma terceira cor poderá pesar na decoração, poluindo com muitas informações visuais o ambiente). Importante: às vezes, dependendo do projeto, não é necessário usar soleira (sua escolha dependerá de uma análise geral da composição do projeto).


Reprodução
Reprodução

Pisos diferentes podem ser usados para setorizar os espaços. Aqui, o piso da sala/cozinha desenha o limite entre os ambientes


Quando a cozinha é integrada a um ambiente externo, como churrasqueira ou varanda, o piso poderá ter a mesma cor, mas texturas diferentes (polido e rústico, por exemplo).

Reprodução
Reprodução

O ambiente interno e o externo são integrados visualmente: a cor dos pisos é semelhante, mas a textura é diferente. Isso permite que o espaço interno pareça maior. Projeto: Futura Cucine


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade