Quando bate aquela vontade de renovar a decoração da casa, qual a primeira coisa que se pensa em fazer? Quem sabe, trocar o estofado do sofá, comprar um novo tapete, cadeiras ou talvez uma estante. Se o dinheiro der para tudo isso, tudo bem, vá em frente. Mas na falta dele, é possível transformar o visual de um ambiente usando apenas novas cores nas paredes. E que tal cores escuras? Basta abrir mão do medo e ser parceiro do bom senso, é claro.
Para não partir do zero, procure conhecer projetos que sirvam de inspiração e de pontapé para a sua mudança. Veja o exemplo apresentado pelos arquitetos Maurício Rebello e Getúlio Evangelista, que usaram papéis de parede listrados na cor cinza em um lounge. Para 'dialogar' com o ambiente, foram usadas peças em tons de branco e preto.
Os arquitetos foram além do lounge e revestiram todas as paredes de um lavabo com placas cimentícias pretas. Há quem pense que a cor não deveria ser usada em um ambiente tão pequeno. De fato, quanto mais
escuro for o tom da parede, menor será a sensação de amplitude. Mas, isso não vale para todo e qualquer espaço.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
A parede ametista virou a vedete da decoração da sala num projeto da designer de interiores Flávia Secioso. Para dar mais destaque a ela, Flávia usou um adesivo de vinil branco no formato de uma árvore. Assim, de forma simples e criativa, o ambiente ganhou uma bossa. Tudo a partir do uso de uma cor escura e aconchegante. O sofá branco, com almofadas no mesmo tom e desenhos em preto, acompanhado por móveis de madeira clara, ajudam na composição de um ambiente moderno e despretensioso.
O projeto esbanja versatilidade ao reunir no ambiente, espaço para lazer e trabalho, a partir de elementos rústicos e retrô.
O vermelho já é uma cor mais fácil de ser encontrada pelas paredes residenciais. No entanto, a decoração da sala de jantar projetada pela designer de interiores Monique Granja, mostra como combinar elementos diante de uma parede de tom "berrante".
O piso do ambiente escolhido para ganhar tonalidades marcantes é de mármore branco. A mesa de centro é revestida de laca branca. Neste caso, o vermelho aqueceu as salas e veio combinar com os móveis de design existentes, bem como com os quadros e adornos que apresentam tom semelhante ao adotado para a parede.
Fique atento!
Quando for utilizar uma cor escura na parede do ambiente, dois fatores devem ser observados: cores escuras no piso e pouca luminosidade. Nestes casos é necessário pensar melhor antes de utilizar mais tons escuros no ambiente. Caso haja pouca luminosidade, tente explorar as possibilidades adicionando luminárias ou trocando os tons das cortinas.
É interessante que antes de fazer qualquer mudança no visual dos cômodos de sua casa, você procure conhecer alguns projetos que deram certo com estas mudanças para que estes te sirvam de inspiração na hora de decidir como inovar.
Lembre-se que se não for comprar móveis e objetos de decoração novos, as cores que decidir adicionar às paredes precisam ser coerentes às cores das peças que você já tem em casa.