Para guardar os livros preferidos, objetos trazidos de viagens ou simplesmente aquelas peças que nos fazem lembrar de bons momentos, as estantes são imprescindíveis dentro de casa. Por ser um móvel descomplicado e funcional, um de seus pontos fortes está relacionado à grande variação de opções encontradas em formas, volumes e materiais. ''Tem público para tudo'', resume o arquiteto Wagner Donadio.
Itens de coleção assinados por nomes que são verdadeiras grifes do design internacional chegam a custar mais de R$ 40 mil, segundo sites de estúdios de design respeitados no mundo todo. ''São peças que acabam sendo consideradas obras, pois têm valor agregado, estudos de ergonomia e assinatura'', frisa Wagner.
Na outra ponta estão as estantes improvisadas e incrementadas pela criatividade de seus moradores. Muito comuns em repúblicas de estudantes, os móveis feitos com pranchas de madeira e tijolos cumprem sua função, mas podem ficar mais charmosos se os tijolos forem substituídos por similares de cimento, indica o arquiteto. Pequenas caixas d'água empilhadas como módulos com a abertura voltada para a frente, e depois pintadas, são outra ideia para montar estantes baratas.
As madeiras e o clima de aconchego que elas trazem aos espaços estão de volta e prometem emplacar na decoração das casas, aposta Wagner. ''Principalmente em nossa região'', explica o arquiteto. ''Tivemos uma época com tudo muito branco, clean, seco e reto. Acho que as pessoas estão voltando a buscar o aconchego, um lugar onde elas possam se sentir à vontade''.
Caixotes de madeira utilizados em feiras livres foram transformados em uma simpática estante. Projeto do arquiteto Wagner Donadio.
Estante Self, com design de Ronan & Erwan Bouroullec, para a marca alemã Vitra. As divisórias podem ser recombinadas para abrir ou fechar os módulos. Importação da loja paulistana Micasa.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Design de Maarten Van Severen na peça Kast para a Vitra. A combinação de estante e armário com portas de correr em estrutura modular confere funcionalidade ao móvel importado pela Micasa.
A Estante Xis, da designer Camila Fix, integra a coleção comemorativa de 30 anos da Tok&Stok. Feita em madeira maciça de reflorestamento, possui estrutura que permite o fechamento da peça.