Um tom laranja-acobreado caloroso, que reflete uma visão positiva do mundo. Assim pode ser definida a Sombra de Cedro, a cor do ano de 2015 escolhida pelo Colour Futures – estudo global de tendência de cores da Tintas Coral. A tonalidade representa uma mudança em relação às dos anos anteriores, que eram mais frias e esverdeadas, e pode ser combinada com rosas, neutros, brancos, demais matizes de laranja, tons metálicos e amadeirados.
Além de espelhar o positivismo, a Sombra de Cedro – e demais cores que complementam a cartela – representa a paleta natural da terra, desde tons de barro até matizes brilhantes de amarelo; tonalidades de pele que ecoam a interatividade entre os seres humanos e também as nuances de sépia que lembram o passado. A exemplo das outras edições do Colour Futures, a cor do ano foi definida a partir de uma ideia dominante, que, para o próximo ano, chama-se "Cotidiano +: como encontrar maravilhas no dia a dia".
"A cor de 2015 é um laranja-acobreado inspirado nos materiais metálicos e objetos amplamente utilizados no design, arquitetura e moda. Além disso, é uma cor que representa o tema ‘cotidiano’ de uma forma vasta, uma vez que é o tom da terra, metais, da pele. E mais: é fácil de usar e combinar", diz Heleen van Gent, diretora do Centro de Estética Global da Akzo Nobel Tintas Decorativas.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
A ideia dominante para 2015 também indica que as pessoas estão encontrando novos jeitos de adicionar cor às suas vidas com o desenvolvimento de uma atmosfera mais calorosa e generosa para todos.
"Após anos buscando, conectando e descobrindo nosso potencial, 2015 traz o bônus: aquele algo a mais no nosso cotidiano. Ao explorar espaços subutilizados, assim como o relacionamento com nossos semelhantes e o meio ambiente, estamos aprendendo a ver o mundo a nossa volta de maneiras novas e únicas", diz Benito Berretta, diretor de Marketing da Tintas Coral.