01/06/20
25º/14ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Reforma consciente

Tecnologias inovadoras reduzem consumo de água na construção

Como forma de mobilizar a sociedade em busca da reflexão e conscientização sobre a importância de garantirmos o uso consciente da água, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Segundo a ONU, até 2050, o número de pessoas habitando o planeta deve chegar a nove bilhões e, se não houver uma mudança desde já, não haverá recursos suficientes para atender as necessidades da população.

No setor da construção civil, o consumo de água é grande, desde a obra até a vida útil da edificação. No canteiro de obras, além das necessidades humanas, que chegam a 45 litros diários por operário, há o uso do recurso como matéria-prima.


É preciso mudar a forma de construir e o mercado já começa a apresentar produtos e serviços que reduzam ou otimizem o uso dos recursos naturais.

Aditivos para concreto

Segundo dados do Departamento de Engenharia de Construção Civil e Urbana da Escola Politécnica da USP, para a confecção de um metro cúbico de concreto, por exemplo, se gasta em média de 160 a 200 litros de água.

Já existem aditivos que são adicionados na fabricação do concreto que reduzem drasticamente o uso de água. O hiperplastificante, por exemplo, aumenta a eficiência da hidratação do cimento e reduz o uso de água em mais de 40% em relação aos processos convencionais.

Reaproveitamento de água da chuva

O uso de cisternas para o armazenamento de água da chuva para reuso vem ganhando adesão a cada ano. Os pisos drenantes podem ser um recurso interessante, porque permitem o recolhimento e reaproveitamento da água da chuva. A economia é significativa: na CasaE, da BASF, a água que passa pelos pisos que têm até 90% de permeabilidade, é armazenada em reservatórios com capacidade de 10 mil litros e é reutilizada na limpeza da área externa e na rega dos jardins.
Redação Bonde com Assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Fique atento
Encomendas merecem atenção especial durante a pandemia
01/06/2020 14:46
Veja as dicas
Aprenda a acabar com o mofo no seu guarda-roupa!
01/06/2020 14:26
Da instalação à manutenção
Ladrilhos hidráulicos: Tire suas dúvidas sobre este revestimento artesanal
29/05/2020 16:11
Esclareça suas dúvidas
Qual a diferença entre limpeza, higienização, sanitização, desinfecção e esterilização?
29/05/2020 15:44
Saiba mais!
Como especificar o piso certo para os ambientes da casa?
28/05/2020 15:14
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados