Os telhados verdes não combinam diretamente com o sistema de painéis fotovoltaicos. Isso porque a ação do calor sobre a tensão é um fator negativo na produção de energia em dias muito quentes. Porém, a Green Roof Technology, consultora e designer de tecnologia verde moderna, desenvolveu um método de sistema integrado sem penetração solar e extensa cobertura verde da América do Norte.
A ideia é unir um Telhado Verde com os painéis para amenizar o impacto. As plantas ajudam a manter a cobertura dos edifícios fria e a manejar as águas, ou seja, elas evaporam e deixam o ambiente em torno dos painéis mais frio. Isso permite o melhor funcionamento das placas que captam a energia do sol.
A empresa combinou a produção de energia do teto solar com os benefícios do telhado verde, que, por exemplo, sequestram carbono da atmosfera e ajudam a desviar a poeira, o que facilita a manutenção das placas.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
O sistema é instalado nos telhados de forma que a água de chuvas seja canalizada para baixo dos painéis, regando diretamente as plantas. Esse é um ótimo investimento para quem busca preservação do meio ambiente e, claro, diminuir a conta de luz. (As informações são da Ecotelhado)