Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inspirada em Burle Marx

Teto e paredes são a grande atração do Casa Cor Brasíla

Redação Bonde
28 out 2009 às 10:46
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A produtora Narciza Leão, a decoradora Valéria Leão e os arquitetos e cenógrafos Simone Turíbio e Gustavo Góes são responsáveis pelo Espaço de Eventos, da 18ª Casa Cor Brasília. A equipe criou o espaço de 800m² a partir do painel de Burle Marx exposto na sede do Banco Safra, em São Paulo.

A riqueza de linhas e volumes deste painel e a possibilidade de explorar o teto fizeram nascer um projeto original baseado na estética criada por ele. Foram usados 1200m² de gesso para confeccioná-lo.Neste ambiente, contraste, luz e sombra têm grande peso e valor. O teto e as paredes não se diferenciam mais, pois foram trabalhados com volumes do mesmo painel em diferentes alturas, mantendo a mesma linguagem gráfica. Como revestimento, os profissionais optaram pelo gesso, material ideal para essa escultura aérea, e pela cor branca, que repete os diferentes projetos luminotécnicos para a diversidade de eventos que serão realizados no local. A decoração segue a linha do projeto com lounges e arranjos com folhagens. Além do gesso, os profissionais também usaram fórmica e tecido.

O Espaço de Eventos da Casa Cor foi concebido tendo como inspiração o painel de Burle Marx exposto na sede do Banco Safra em São Paulo. A riqueza de linhas, de volumes e a possibilidade de explorar o teto - elemento nunca abordado volumetricamente por Burle Marx - geraram um projeto original baseado na estética criada por ele, onde volume, movimento, contraste entre luz e sombra ganham grande preponderância e valor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como resultado, teto e paredes não se diferenciam nesse espaço criado. Foram trabalhados como volumes do mesmo painel em diferentes alturas, mantendo a mesma linguagem gráfica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novas regras

Governo amplia uso do FGTS na compra de imóveis usados pelo Minha Casa, Minha Vida

Imagem de destaque
Estimativa

Reforma deve reduzir tributo sobre imóveis do Minha Casa, Minha Vida, prevê Fazenda

Imagem de destaque
Viralizou

Anúncio de apartamento à venda viraliza com pombo de estimação do proprietário

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda


A opção pelo revestimento em gesso para confecção dessa escultura aérea deveu-se às características muito plásticas e de fácil maleabilidade do material. Para revestir, apenas a cor branca, opção muito sóbria, a fim de possibilitar diferentes projetos luminotécnicos no mesmo espaço, criando a sensação de diferentes ambientes.


O piso, em madeira, foi tratado como um rebatimento geométrico do trabalho do teto. A introdução do elemento em mármore foi para conservar as cores originais do projeto do painel, em uma leitura contemporânea feita por artistas plásticos da cidade.

As técnicas de dobra, rebatimento, de espelhamento, que são modos tradicionais de fazer arquitetura, mas nada simplórios, especialmente quando trabalhados em materiais diferentes, fizeram nascer esse espaço sofisticado, criativo e com tantas surpresas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade