Quando o fim do ano se aproxima, quem valoriza as tradições - sejam culturais ou religiosas - não vê a hora de montar a árvore de Natal, um dos grandes símbolos do período natalino. Além disso, a decoração da casa também ganha toques festivos, com guirlandas nas portas e outros enfeites espalhados pela casa.
Mas você sabia que existe um dia adequado para inaugurar oficialmente as celebrações natalinas? Para a Igreja, a data correta é o quarto domingo antes do Natal, quando se inicia o tempo do Advento. Em 2015, essa data será no dia 29 de novembro.
Segundo orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a árvore não deve ser montada toda de uma vez, o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do Advento, que é, para os católicos, um tempo de preparação.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Na tradição da Igreja Católica o pinheiro simboliza a vida. Isso porque durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro.
Beleza, criatividade e economia
Mas, se você não faz o tipo convencional e quer uma decoração mais criativa neste Natal, a ideia é investir em peças artesanais e fugir das cores tradicionais, como o verde e o vermelho. Pesquisando novas opções de decoração, encontramos o canal da youtuber Paula Stephânia, que aposta no 'do it yourself (do inglês, faça você mesmo) para fazer uma decoração natalina completa, linda e econômica. Ela produziu três tutorias superbacanas para ensinar como fazer tudo de forma artesanal, sustentável e sem gastar muito. Da árvore aos enfeites, você vai ver que dá para fazer toda a decoração sem comprar nada pronto!
Em relação às cores da decoração, Paula também sugere uma tendência bem atual: as candy colors, que vêm fazendo sucesso nos últimos natais, e rendem uma decoração leve e agradável.
Outra ideia de Paula para fugir do comum é montar uma árvore com galho seco pintado de branco, que combina muito bem com os tons pastéis. Para completar, ela ensina como fazer enfeites para ornamentar a árvore e as mesas usando materiais simples como papel colorido, cartolina, bexiga, linha, cola e fitas; e mostra ainda como deixar os pisca-piscas ainda mais atrativos. Assista a seguir e mãos à obra. Você têm três dias para fazer tudo e começar a montar sua decoração de Natal no dia certo!
Decoração de pisca-pisca
Árvore de Natal com galho seco e enfeites de mesa
Enfeites para a árvore de Natal