Assim como na moda, a decoração natalina segue novas tendências a cada ano e está cada vez mais democrática. As novidades nacionais para 2013 foram apresentadas durante a 5ª Natal Show, Feira de Artigos e Decoração de Natal, que trouxe novidades em cores, materiais e estamparias que vão ditar moda nas casas, lojas, shoppings e ruas neste fim de ano.
No evento algumas empresas apostaram em tons diferenciados para dar cara nova a decoração de Natal, como turquesa e azul celeste. Também estarão em alta a mistura de materiais foscos e metalizados. Os clássicos vermelho, verde e prata, também tiveram seu espaço na feira.
Outra tendência que já se firmou quando o assunto é decoração natalina, são os espaços temáticos, um convite para a montagem de cenários: natal rústico (country), universo infantil, vintage, natal europeu. Quanto as luzes de natal, a grande aposta continua sendo as lâmpadas de Led, economicamente corretas, mas com preços mais 'salgados'.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Cores
Forte predominância do dourado e misturas de tons vibrantes, com destaque para o azul, definem a paleta do Natal 2013. Com diferentes enfeites ganhando espaço nas árvores, as combinações seguem a mesma tendência, prometendo um ar mais ousado à cena natalina este ano.
Além da presença cada vez maior de elementos diferentes, como pierrôs e flores, a decoração das árvores ganha mais vida com a contribuição inusitada do verde-limão, que aparece em combinações com vinho, laranja e até mesmo com o turquesa.
Por falar nisso, o azul deve tomar conta de diversos cenários, assumindo roupagens como Mônaco Blue e celeste, além do próprio turquesa. Resultado de uma influência que vem desde as tendências da moda e tem forte impacto na arquitetura, o turquesa é o tom que se sobressai nesse contexto, tanto por sua versatilidade quando trabalhado com cores fortes, quanto pela sofisticação quando em combinações mais requintadas, como marrom e detalhes sutis de dourado.
Natal na mesa
Entre as tendências em acessórios e louças para compor o cenário da ceia natalina, as opções vão desde o universo lúdico, com a predominância de tons pastéis, até a sofisticação que o dourado imprime a qualquer ambiente. Entre os destaques do mix, figuram divertidas canecas da linha Disney, um kit de açucareiros em forma de docinhos e um requintado modelo de argola para guardanapo.
Imaginário infantil
Sempre presente, o universo lúdico típico do espírito natalino é tema de cenários inteiros. Nas árvores, guloseimas como pirulitos, cup cakes, bolachas e bombons prometem dar água na boca da criançada e até dos marmanjos. Na paleta de cores, lilás, rosa e, as vedetes do ano, azul e verde-limão predominam.
Tendência internacional
Já a Christmasworld, feira internacional sobre temas natalinos realizada em Frankfurt, na Alemanha, apresentou como tendência a regionalização do Natal. Segundo os organizadores do evento, a decoração natalina agora pode se moldar a cultura de cada nação e não precisa ter mais aquela imagem de neve, muito comum nos países do Hemisfério Norte. Assim, aqui no Brasil, cairia bem usar elementos coloridos e tropicais na decoração, ao invés dos tradicionais verde e vermelho.