Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Arriba!

Usar cactos na decoração é tendência mexicana para um ambiente estiloso

Redação Bonde
13 mai 2016 às 11:37
- Divulgação/Henrique Queiroga
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não é de hoje que o Brasil se inspira na cultura mexicana. Antes mesmo do seriado Chaves se tornar um queridinho por aqui, os boleros e canções mexicanas já haviam invadido o solo e o coração dos brasileiros. Artistas de lá, como Frida Kahlo também se tornaram referência. E a comida? Das paletas aos tacos, raro é não encontrar nas principais cidades do Brasil restaurantes de comida típicas do México servindo versões das famosas tortilhas, guacamole, nachos e outras iguarias.

A cultura mexicana também influência o setor da decoração. Prova disso é uma tendência que começa ganhar força na ambientação dos espaços: o uso de cactos. Nativos das Américas, principalmente México, onde o clima seco e quente é ideal para a proliferação dessas plantas, não necessitam de manutenção.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



E é justamente essa característica, aliada à beleza exótica, que fez dos cactos uma ótima opção para compor os espaços com um toque de natureza. "Os cactos se adaptam bem a todo tipo de ambiente. Na decoração, eles trazem atmosfera natural aos ambientes, além de personalidade, pois são plantas diferenciadas com estética contemporânea", afirma a designer de interiores Laura Santos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


A profissional empregou uma espécie de cacto em um deck que projetou e comenta o resultado. "O cacto trouxe um toque de verde impactante e original ao ambiente. Foi uma ótima escolha. Assim dá para ter uma planta no espaço sem precisar se preocupar com conservação para deixá-la sempre bonita", disse ela.

Publicidade

Divulgação/Henrique Queiroga
Divulgação/Henrique Queiroga


"O cacto é uma planta linda, com um formato escultórico que se adéquam muito bem com a decoração. Além disso, tem uma fácil manutenção", explica a arquiteta Estela Netto, que também usou a planta em um de seus projetos.


Para os arquitetos Bruno Viana e Ivana Seabra os cactos caem muito bem principalmente em decorações mais despojadas. "Essas plantas trazem sensação de leveza, luminosidade, modernidade e até uma ideia de limpeza. Temos espécies longas que são bastante elegantes, equilibrando despojamento e suavidade. O colorido predominantemente verde em tons médios e claros sempre alegra e ameniza composições de tons escuros. Sua textura peculiar e bastante variada faz com que o cacto seja um elemento de surpresa", pontuam.


Divulgação/Henrique Queiroga
Divulgação/Henrique Queiroga

Em um projeto recente, os arquitetos lançaram mão de um adorno em formato de cacto. Segundo os profissionais, essa é também uma boa opção para aqueles que não têm o dom de cuidar de plantas, mas adoram a estética marcante dessa espécie. "Por seu visual árido, remetendo à estética desértica e até um pouco caricatural de ambientes mexicanos e latinos, utilizamos os cactos para dar um ar descontraído e prático", encerram Bruno e Ivana.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade