Para criar um ambiente mais interessante e menos monótono, o ideal é usar tipos diferentes de cores na decoração. Mas, para quem quer apostar no branco e preto, um dos princípios é misturar padrões lisos. No entanto, é importante encontrar um equilíbrio entre os diversos tamanhos dos padrões utilizados e é sempre boa ideia apostar em peças lisas para que, quando quiser mudar, não encontre dificuldade.
Porém, antes de iniciar a decoração com preto e branco, escolha qual estilo seguirá, pode ser contemporâneo e minimalista, com linhas de branco e negro, casual com uma mistura divertida de peças e padrões e até clássico, com detalhes e padrões muito requintados. "Apostas também em mobília com um design moderno e fibras de tramas diferenciadas é sempre muito interessante, sendo algumas mais abertas, outras arredondadas. Há as que marcam uma sobreposição e tem as retas, mais largas ou mais estreitas.", explica Claudio Abreu Soares, da Fibra Móveis.
Se o ambiente é pequeno tenha como base o branco e algumas peças e detalhes pretos, porém se for amplo não tenha receio de abusar do preto. Num espaço onde o preto e o branco predominem, use materiais como o vidro, aço, prata e outros metais brilhantes. Para criar bantante impacto, também é permitido neste tipo de decoração adicionar algumas peças decorativas em outra tonalidade como amarelo, verde, azul, ou rosa, como por exemplo, uma almofada dourada (veja foto). Brinque com os tamanhos, texturas e os formatos dos pequenos objetos.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
O divertido e elegante contraste dessas cores básicas e fundamentais, não precisa se limitar às áreas internas como salas, pois é possivel adaptar essas duas tonalidades marcantes também em áreas externas como varantas, piscinas e spas. Nas áreas externas aposte nos objetos fibras sintéticas. "O material natural não é ecologicamente correto, pois exige uma extração e se degrada com mais facilidade. Já o sintético pode ser usado em área interna e externa e não danifica com facilidade, tendo uma durabilidade maior independente da variação do clima ou tempo, como calor, sol, frio ou chuva.", alerta Claudio.
Os sofás e poltronas em fibra preta com estofado branco, almofadas listadas nas mesmas cores são elegantes e passam uma sensação de conforto. Mas, por serem inúmeros os objetos nessas cores, é necessário selecionar com cuidado e dentro do estilo escolhido. Veja alguns modelos na www.fibramoveis.com. Não há limites para o branco e o preto. Porém o preto hoje é uma tendência, e já o vemos com bastante frequência, por exemplo, cozinhas pretas, coisa que há alguns anos eram inimagináveis.