Para a Suvinil, o azul Curaçau Blue é a cor do ano de 2014. Com tonalidade limpa e iluminada, esse azul evoca os sentimentos de compreensão e pertencimento, faz parte do estudo anual de tendências apresentado este ano sob o tema comportamental Voz, que transmite a sintonia entre as cores e a vida das pessoas.
As 33 cores selecionadas para 2014 foram divididas em três temas: Pulsante, Elementar e Plural. Cada paleta de cor inspira a transformação de lugares simples em ambientes que traduzam a personalidade e o momento da vida das pessoas.
As pesquisas de tendências anuais têm como base estudos comportamentais e estéticos, realizados dentro e fora do Brasil. "A partir do amplo conhecimento da cultura brasileira e de seus consumidores, a marca cria mensagens locais e as transforma nas cores que serão tendências ano a ano", ressalta Daniela Tavares, diretora de Marketing de Suvinil.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Em 2014, as cores ganham timbre, tom e intensidade e se tornam a continuação da voz das pessoas nos diferentes ambientes.
As cores de 2014
A proposta de mudança e liberdade do tema Pulsante inspira experimentações e ousadia. "Essa seleção envolve tanto os tons mais fechados e densos, das famílias dos azuis e dos verdes, como as nuances vibrantes encontradas entre os violetas, os vermelhos, os laranjas e os amarelos. Entre os verdes e azuis há também opções iluminadas, com o objetivo de conectar dois mundos contrastantes – o imaginário, dos sonhos, e o real, que também representa o dinamismo da era digital", explica Ana Kreutzer, designer de Cores da Suvinil.
Nesse contexto, a iluminação artificial entra como elemento fundamental para possibilitar diferentes momentos em um mesmo ambiente. Os jogos de claro e escuro e de luz e sombra estimulam o olhar e revelam o impacto que as cores exercem em objetos, móveis, paredes e tetos.
Dessa paleta fazem parte as cores: Inox, Groselha, Xarope de Menta, Gengibre, Pau-Brasil, Nectar de Uva, Maçã do Amor, Gerbérea Rosa, Violeta Africana, Jardim de Azaleias, Felicidade, Bumba Meu Boi, Drinque Refrescante, Uva Carmenere, Azul Infinito, Voo Livre e Escuridão.
Simplicidade e naturalidade permeiam os espaços propostos pelo tema Elementar que representa um movimento de resgate da simplicidade no dia a dia. Composto por tons de amarelos, laranjas, vermelhos, marrons e neutros, que remetem à natureza, e tonalidades claras e fechadas de violetas, azuis e verdes, que representam o acolhimento, o tema pede um mobiliário mais leve e acolhedor, com estruturas minimalistas e funcionais.
"Na sala, por exemplo, vale apostar em objetos como uma poltrona macia, que proporciona a sensação de acolhimento. O banheiro pede um canto para a banheira, que proverá minutos de relaxamento, e a cozinha faz o papel de anfitriã, com a atmosfera do que é básico e essencial para alimentar o corpo e a alma", sugere Ana.
A paleta desse tema é formada pelas cores: Pavê Gelado, Drinque Refrescante, Barrica de Carvalho, Gergelim, Capoeira, Marrom Glacê, Voo Livre, Chuva de Prata, Gengibre, Doce de Damasco, Néctar de Uva, Dia da Noiva e Uva Malbec.
Por último, o tema Plural revela o fortalecimento da identidade pessoal e do local onde o indivíduo habita. Em meio a uma rotina intensa, pessoas aguçam os sentidos e percebem outras que estão por perto. É quando acontece uma mobilização solidária. Essa consciência tira o indivíduo desse status e torna-o cidadão. As relações autênticas que surgem fortalecem a identidade de cada pessoa, como ela se relaciona com o entorno, com sua casa, com seu bairro, com sua cidade.
"Assim nasce a pluralidade de nuances dentro das famílias de cores dos verdes, dos amarelos e dos azuis. A convivência desses tons é plural e harmoniosa. A brasilidade está presente, mas de forma discreta. Saem de cena as cores óbvias da bandeira e tons mais tranquilos invadem os ambientes. É a vez das raízes marcarem território de uma forma menos convencional, mais fluida", diz.
O tema é composto por uma paleta que traz as cores: Araucária, Quartzo Azul, Ouro Amarelo, Pistache, Curaçau Blue, Pistache, Inox, Gengibre, Pau-Brasil, Voo Livre, Arara Azul e Quindim.