27/09/20
°/°
Faça você mesmo!

Veja cinco ideias para reaproveitar garrafas de vidro na decoração

Muitas vezes reutilizar um material é bem mais fácil do que se imagina. Além de economizar recursos, você poupa o meio ambiente, deixando de descartar materiais que podem ganhar uma vida nova. Um bom exemplo são as garrafas de vidro usadas, que podem se transformar em objetos de decoração. O site CicloVivo listou cinco exemplos de como reutilizá-las para fazer lindas peças, usando utensílios simples. Confira:

Tocha


Para transformar a garrafa vazia em uma tocha. Para isso será necessário um cordão, que também pode ser feito com restos de jeans, um feixe de cobre e fita veda rosca. O ideal é que o feixe seja um pouco menor que a boca da garrafa, assim a fita será usada para encaixá-lo perfeitamente na borda, evitando o vazamento do líquido combustível. O cordão também deve ficar na grossura do feixe, para evitar que ele caia na garrafa. Feito isto, basta acrescentar o querosene como combustível e a tocha estará pronta para o uso.

Reprodução
Reprodução


Caso a intenção seja anexá-la à parede, muro ou portão será necessário utilizar um suporte fixo, que deve ser preso próximo à boca da garrafa.

Veja aqui o passo a passo.

Abajures

O tamanho das garrafas é ideal para servir como suporte para abajures. Para isso é necessário um bocal, na medida do gargalo da garrafa, equipado com um fio que já tenha um plugue embutido. Neste caso, também é importante cortar o fundo da garrafa para a saída dos fios. A cúpula do abajur deve variar de acordo com o gosto do usuário. Use lâmpadas fluorescentes para reduzir o consumo de energia.

Reprodução
Reprodução


Enfeites luminosos

Esta é a dica mais simples de ser feita. Basta escolher as garrafas preferidas e colocar pequenas lâmpadas natalinas dentro delas. A iluminação será diferente das tradicionais por refletir as cores das garrafas. Nestes casos, os colecionadores e grandes apreciadores de vinhos podem manter os rótulos nas garrafas, como recordação das bebidas apreciadas.

Reprodução
Reprodução


Copos ou portas-treco

As garrafas de vidro podem ser cortadas em tamanhos distintos (veja como no vídeo abaixo). A diversidade de cores das garrafas dá um toque especial nesses acessórios. Os recipientes, resultantes do corte da garrafa, podem ser usados como copos, portas-treco ou ainda como suporte para velas. Para enfeitá-los a sugestão é o uso de adesivos diferentes, com mensagens ou números.

Reprodução
Reprodução


Luminárias

Garrafas de vidro podem servir como ótimas luminárias. Esta ideia é um pouco mais complexa e necessita de mais preparo e estrutura. No entanto, é possível replicá-la em qualquer residência. Novamente é necessário cortar o fundo das garrafas e quanto maior for a diversidade de formatos e tipos, mais interessante a decoração ficará.

Reprodução
Reprodução


Após cortar as garrafas é necessário utilizar cordões resistentes para fixá-las ao teto ou a um painel. Por necessitar de diferentes saídas de energia, é bem possível que você precise da ajuda de um eletricista, para garantir o funcionamento ideal da luminária.

Existem muitas técnicas para cortar garrafas de vidro, o vídeo abaixo mostra uma maneira prática e segura de fazer isso.




Redação Bonde
Continue lendo
Arquiteta responde
Cozinha com ilha ou península? Entenda as diferenças
25 SET 2020 às 16h54
Delicadeza e a versatilidade
Rose gold: arquiteta dá dicas desta versátil decoração
25 SET 2020 às 13h27
Confira alguns modelos
Qual é o melhor revestimento para o aquecimento do seu piso?
24 SET 2020 às 18h33
Multifuncionais
Nichos e prateleiras: queridinhos para otimizar os espaços com criatividade!
24 SET 2020 às 16h17
Dicas que facilitam
Aprenda maneiras diferentes de usar mesas laterais e de apoio
23 SET 2020 às 17h30
Não gaste muito!
Dicas para economizar tempo e dinheiro com a lista de compras do supermercado!
23 SET 2020 às 15h21
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados