Em toda casa de dois andares a escada é um desafio para moradores e profissionais de design. O espaço é necessário, mas nem sempre bem aproveitado. Segundo a arquiteta Ana Cristina Ávila, com um pouco de criatividade a área pode ser adaptada e virar uma linda adega, um charmoso canto de leitura, um jardim interno, trazendo mais vida e verde para dentro de casa, ou até ser tornar o local perfeito para um pequeno home office.
A profissional - que também é professora do curso técnico em Design de Interiores do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões) - dá algumas dicas para quem quer aproveitar melhor este cantinho da casa. "A escada muitas vezes está próxima a área social, uma forma de integrar os espaços, com beleza e funcionalidade, seria a composição de vários nichos para vinhos, ou até mesmo caves climatizadas", ensina.
A escolha do que fazer debaixo da escada às vezes deve ser definida no momento da elaboração do projeto. "Esse espaço pode se tornar parte social da casa, ou até mesmo ser utilizado como um lavabo. Essas escolhas costumam ser feitas durante o projeto para ser providenciada a instalação hidráulica e elétrica", destaca.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Se estiver perto da área íntima da residência, podemos projetar pequenas bibliotecas ou até mesmo um home office. "Apenas com a instalação de algumas prateleiras pode se tornar um espaço interessante para os livros, assim como uma bancada leve, com uma boa iluminação, para área de leitura e trabalho", destaca. "Basta um bom projeto, bem planejado, e todos os espaços se tornam agradáveis e aconchegantes", indica.
Em casas onde o vão debaixo da escada já está fechado e é usado como "cantinho da bagunça" a arquiteta ensina uma solução barata e fácil que vai surpreender as visitas. "Com a instalação de um espelho, algumas prateleiras e um cabideiro é possível transformar o vão numa chapelaria. Para os que amam fotografias e recordações, é um excelente local para mostrar um pouco da história da família", finaliza.
Serviço:
www.cepdap.com.br/cursos