Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Transforme

Veja quais são os principais mitos e verdades na hora de pintar a casa

Redação Bonde
06 set 2016 às 10:27
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na hora de pintar a casa, sempre surgem algumas dúvidas. Para acertar nesta tarefa, vale conferir alguns mitos e verdades do desafio. Confira algumas dicas especiais que a Suvinil passou para acertar quando o assunto é pintura, confira abaixo:

1. As cores das paredes interferem no tamanho do cômodo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mito. As cores não alteram o tamanho (medida) do ambiente, mas podem interferir na percepção que temos dele. Tetos mais escuros que a parede, por exemplo, dão a impressão de um cômodo mais baixo e é uma ótima dica para salas com pé direito muito alto e para quem deseja um pouco mais de aconchego no espaço. Outra opção é aplicar cores claras no ambiente para dar a impressão de amplitude ou tonalidades escuras em uma parede frontal do quarto, para alongar o ambiente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
15 de março

Onda de calor põe ar-condicionado como destaque no Dia do Consumidor

Imagem de destaque
Balanço

Vendas de novos imóveis batem recorde em 2023 com Minha Casa, Minha Vida


O ideal para escolher as cores é levar em consideração a sensação que você quer naquele cômodo. Uma boa combinação para transmitir mais conforto é misturar tons neutros e terrosos.

Publicidade



2. Tons mais claros deixam o ambiente mais iluminado?


Verdade. Pensar em tons claros para iluminar ambientes é uma alternativa, mas além da cor é necessário investir na iluminação, a luz é o que faz a diferença no ambiente. Para ser mais assertivo, o ideal é testar a cor escolhida no cômodo que será pintado nas três luzes do dia, manhã, tarde e noite.

Publicidade


3. As cores realmente mudam de acordo com a iluminação?


Verdade. A cor é um fenômeno de reflexão da própria luz, enxergamos o vermelho, por exemplo, quando a luz incidente no objeto absorve todas as outras tonalidades menos o vermelho que é refletido. Portanto, dependendo da iluminação de cada ambiente, seja ela artificial (lâmpada) ou natural (luz do sol), a cor vai parecer diferente de acordo com a luz. Por isso a importância do teste de cores antes de comprar a tinta.

Publicidade


4. É possível pintar azulejos com tintas base água?


Verdade. Para mudar estes cômodos e evitar o "quebra-quebra", a alternativa é optar pela tinta específica para essas regiões. Esta opção além de ser mais barata, ajuda a renovar o ambiente com mais facilidade.

Publicidade


5. Pintar as paredes causa cheiro forte?


Mito. Hoje, a maioria dos produtos disponível no mercado já permite que a secagem seja muito mais rápida e não deixe cheiro no ambiente.

Publicidade


6. É necessário diluir a tinta?


Verdade. Este é um dos principais processos que impactam no resultado da pintura. A tinta deve ser diluída exatamente como está definido na embalagem.

7. Usar uma chave de fenda para mexer e diluir a tinta interfere na qualidade do produto?


Verdade. O ideal é usar mexedor em formato de régua, como uma espátula.

Pintar a casa é uma solução simples para quem quer renovar a decoração sem gastar muito. Investir em produtos, cores e na luminosidade é fundamental para ter o resultado esperado, além de tornar esse desafio divertido.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade