Confira três sugestões de suítes apresentadas na 19ª Equip Design, espaço da feira Equipotel que concentra os lançamentos, inovações e tendências na arquitetura e decoração aplicados à hotelaria. Como no ano anterior, os projetos enfocam a sustentabilidade e a acessibilidade. O evento segue até esta quinta-feira (16), em São Paulo.
Entre os objetivos do evento está mostrar aos empresários que é possível alcançar sucesso no empreendimento com soluções ecologicamente corretas.
Suíte Campo
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
O dormitório com apelo sustentável, concebido pelo grupo de arquitetos Aníbal Vidal Jr., Noel A. S. Sobrinho, Alexandre C. de Souza e pela designer Cristiane Oliveira, é ideal para casais que buscam a tranquilidade fora dos grandes centros urbanos, agregando descontração e conforto em um ambiente com equilíbrio estético-funcional. Com área total de 38,90 m², a suíte utiliza um mix de materiais sustentáveis e convencionais, como o porcelanato, por exemplo, buscando equilibrar a relação entre custo e beneficio, porém sempre destacando o conceito da sustentabilidade. Nem tão explicitas na ambientação do espaço, porém de extrema importância, o projeto idealiza o reaproveitamento de águas pluviais para utilização em caixas das descargas dos banheiros, lavagem de áreas externas, sistema de aspiração central, tratamento de esgoto sanitário e lixo orgânico. Para completar, a suíte utiliza cerca de 50% de energia solar, tinta ecológica, madeiras de reflorestamento (MDF e MDP), tapetes em couro ecológico, poltrona em taboa (fibra natural) e bacia com válvula Dual Happening.
Suíte Praia
Na criação da Suíte Praia, os arquitetos Luciana Tomas e Leoncio Pedrosa procuram criar um ambiente diferenciado, que mantivesse o clima praiano, porém fugindo da concepção tradicional litorânea. A proposta do projeto é usar um piso vinílico – diferente dos tradicionais que geralmente são lisos, estampados de preto e branco, dando grande destaque ao ambiente. Em versão moderna e aconchegante, o dossel, em conjunto com a cama, faz alusão aos bangalôs.
Já os criados-mudos, suspensos por cordas, dão um clima praiano e irreverente ao local. Para relaxar, os hóspedes podem aproveitar o espaço destinado a um aconchegante futton com almofadas coloridas. Com móveis de madeira certificada, metais e louças da Roca que contam com dispositivo para economizar água. O projeto ainda tem uma superfície sólida na bancada do banheiro fabricada a partir de materiais reciclados, que formam 75% de sua composição, chamado Eco Silestone. A iluminação utiliza LEDS e lâmpadas fluorescentes, com baixa concentração de mercúrio.
Suíte Urbana
Voltada para atender as necessidades de um hóspede da cidade, a Suíte Urbana, projetada pela arquiteta Jorgina Nello Barbosa, traz a ideia de um espaço voltado à tecnologia do bem-estar e conforto. O projeto ganha destaque por utilizar materiais certificados, tecnologia de automação, produtos de ponta, além de cores harmoniosas e agradáveis que humanizam o espaço. No banheiro o destaque fica por conta do amplo espaço que segue o conceito "sala limpa", ou seja, sem rodapés, e com acabamento em madeira de reflorestamento, além de piso antiderrapante.
O quarto é separado por um painel vazado até o teto, que serve de apoio para a TV girar eletronicamente para o lado da cama ou do sofá, e ainda conta com sofá revestido de couro ecológico, pequena mesa de apoio na pequena sala de estar, cortina braça com textura e toque quentes, carpete de madeira que facilita a locomoção de cadeirantes, iluminação com baixo consumo de energia, porta de correr e cortina motorizada. A suíte também expõe moderno sistema de controle de quartos pela gerência e de economia de energia elétrica, água e dos serviços do hotel, já que design do projeto facilita a limpeza por parte das camareiras.