Pesquisar

Canais

Serviços

- iStock
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Salve-se quem puder

Veja truques para tirar mancha de café, chá e vinho da roupa

Gabrieli Chanthe - Estagiária *
02 set 2019 às 09:04
Continua depois da publicidade

Desastrado ou não, todo mundo está sujeito a derrubar líquidos na roupa. Afinal, se você cuida, pode ser que o amigo ao lado não cuide tanto assim e você acabe sendo vítima do desastre alheio. Bebidas que fazem parte do cotidiano, como café, chá e o famoso vinho da sexta-feira a noite, são alguns dos principais vilões. Veja as dicas a seguir para se livrar das manchas e salvas suas roupas:

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

1. Bom dia flor do dia, que tal tomar café pela camisa?

Continua depois da publicidade


O dia começou e você não está com sorte! Mas calma, se correr vai ficar mais fácil de se livrar da mancha de café.


Lave imediatamente o local com água quente, quase fervendo. Dessa forma você vai evitar que o café penetre no tecido. Se não for possível utilizar a água fervente, esfregue um cubo de gelo até a mancha sumir.


Caso a mancha tenha secado, molhe o local com água morna e acrescente 1 colher (café) de bicarbonato de sódio. Deixe que ele absorva o café e depois lave normalmente.

Continua depois da publicidade


E se for café com leite...
Como o leite possui gordura, o procedimento é um pouco diferente da remoção do café puro. Passe na mancha água oxigenada ou benzina e lave em seguida.


2. Chá da tarde e chá na calça!


Agora que você já sabe como tirar a mancha de café, vai ficar mais fácil, o procedimento é bem parecido. Se tiver acabado de derrubar, passe um cubo de gelo sobre a mancha e lave-a em seguida.


Para as manchas antigas, use glicerina líquida. Outra alternativa é usar água oxigenada 20 volumes. Se a mancha for em um tecido de cor não firme, passe uma mistura de álcool etílico e sabão, lavando em seguida com água fria.


3. Tin-tin e o vinho voou da taça!


Antes de tudo é bom lembrar o que nunca deve ser feito: não use água fervente. O calor ajudará o vinho a se fixar ainda mais na roupa.


Se a mancha foi naquele momento, coloque papel toalha por cima sem esfregar para que ele absorva o vinho. Depois, lave com água e sabão.


Outro item que pode ajudar a ‘sugar’ o vinho é o sal. Coloque uma porção em cima da mancha e deixe agir por aproximadamente cinco minutos.


Você também pode apostar no vinagre branco, use 3 medidas de vinagre branco para 1 de água e aplique essa mistura sobre a mancha.


O vinho branco pode neutralizar o vinho tinto. Ele não tira a mancha, mas se você não tiver como remover na hora, pelo menos ele vai amenizar a cor.


*Sob supervisão de Rafael Machado*

Com informações do Tua Casa


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade