Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Salve-se quem puder

Veja truques para tirar mancha de café, chá e vinho da roupa

Gabrieli Chanthe - Estagiária *
02 set 2019 às 09:04
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desastrado ou não, todo mundo está sujeito a derrubar líquidos na roupa. Afinal, se você cuida, pode ser que o amigo ao lado não cuide tanto assim e você acabe sendo vítima do desastre alheio. Bebidas que fazem parte do cotidiano, como café, chá e o famoso vinho da sexta-feira a noite, são alguns dos principais vilões. Veja as dicas a seguir para se livrar das manchas e salvas suas roupas:

1. Bom dia flor do dia, que tal tomar café pela camisa?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O dia começou e você não está com sorte! Mas calma, se correr vai ficar mais fácil de se livrar da mancha de café.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Lave imediatamente o local com água quente, quase fervendo. Dessa forma você vai evitar que o café penetre no tecido. Se não for possível utilizar a água fervente, esfregue um cubo de gelo até a mancha sumir.

Publicidade


Caso a mancha tenha secado, molhe o local com água morna e acrescente 1 colher (café) de bicarbonato de sódio. Deixe que ele absorva o café e depois lave normalmente.


E se for café com leite...
Como o leite possui gordura, o procedimento é um pouco diferente da remoção do café puro. Passe na mancha água oxigenada ou benzina e lave em seguida.

Publicidade


2. Chá da tarde e chá na calça!


Agora que você já sabe como tirar a mancha de café, vai ficar mais fácil, o procedimento é bem parecido. Se tiver acabado de derrubar, passe um cubo de gelo sobre a mancha e lave-a em seguida.

Publicidade


Para as manchas antigas, use glicerina líquida. Outra alternativa é usar água oxigenada 20 volumes. Se a mancha for em um tecido de cor não firme, passe uma mistura de álcool etílico e sabão, lavando em seguida com água fria.


3. Tin-tin e o vinho voou da taça!

Publicidade


Antes de tudo é bom lembrar o que nunca deve ser feito: não use água fervente. O calor ajudará o vinho a se fixar ainda mais na roupa.


Se a mancha foi naquele momento, coloque papel toalha por cima sem esfregar para que ele absorva o vinho. Depois, lave com água e sabão.

Publicidade


Outro item que pode ajudar a ‘sugar’ o vinho é o sal. Coloque uma porção em cima da mancha e deixe agir por aproximadamente cinco minutos.


Você também pode apostar no vinagre branco, use 3 medidas de vinagre branco para 1 de água e aplique essa mistura sobre a mancha.

Publicidade


O vinho branco pode neutralizar o vinho tinto. Ele não tira a mancha, mas se você não tiver como remover na hora, pelo menos ele vai amenizar a cor.


*Sob supervisão de Rafael Machado*

Com informações do Tua Casa


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade