Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
De graça

FICBIC exibe mais de 100 filmes com entrada gratuita

Redação Bonde
28 out 2014 às 17:03
Continua depois da publicidade

Realizado há 20 anos dentro da programação da Bienal de Curitiba, o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) passa a ser anual a partir de 2014. O evento começa nesta terça-feira (28) de acontece até o dia 8 de novembro no Cine Guarani, na Cinemateca de Curitiba e no espaço Itaú Cultural. Serão mais de cem filmes exibidos entre curtas, longas e documentários nacionais e estrangeiros. Além disso, seminários, workshops e exposição de arte vão envolver os amantes do cinema durante duas semanas. A programação é totalmente gratuita.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Com a realização anual, o evento reforça seu caráter global e didático. "Queremos contribuir e incentivar a juventude a frequentar o cinema, sendo motivadores disso nas várias propostas de mostras dentro do festival", explica o diretor da Bienal de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira.

Continua depois da publicidade


A mostra principal, Panorama do Cinema Mundial, tem curadoria do jornalista, pesquisador e crítico Sérgio Alpendre e será realizada de 3 a 8 de novembro. Serão 11 filmes que trarão um pouco da produção de excelência em várias partes do mundo, títulos inéditos em Curitiba, participantes ou premiados em festivais internacionais. A mostra Panorama do Cinema será exibida sempre no Itaú Cultural (Shopping Crystal) em sessões noturnas.


O FICBIC inclui em sua programação uma mostra competitiva voltada para fomentar e reconhecer a produção realizada dentro das universidades. Na competitiva do Circuito Universitário haverá, além da exibição dos filmes de novos talentos, debates e bate-papos no Portão Cultural. A programação, que se estenderá de 28 a 31 de outubro, será aberta com um workshop com Jonathan Whittaker, da New York Film Academy. Os vencedores da Mostra Universitária ganharão um curso na academia nova-iorquina.


De forma inédita, haverá uma mostra retrospectiva homenageando um nome de destaque deste universo. Neste ano, é a vez do cineasta Eugène Green, nascido nos Estados Unidos e naturalizado francês. A retrospectiva incluirá seu mais recente filme, "Sapienza", selecionado para o Festival de Locarno (Toronto). Além da mostra, o Festival homenageia o cineasta com uma exposição do artista plástico Rony Bellinho, que pintou uma série de obras inspiradas em personagens de Green.

Continua depois da publicidade


Focando na missão de formação de plateia de cinema, o FICBIC destina parte da programação para o público infanto-juvenil por meio da mostra Universo Z. Como curadora, foi convidada Minom Pinho, sócia-diretora da Casa Redonda Cultural e produtora-executiva de filmes como As Melhores Coisas do Mundo, de Lais Bodanki. A mostra tem como foco os alunos da rede municipal de ensino e leva os alunos às salas de cinema. Além disso, o festival já trabalhou com os professores da rede pública em ações de sensibilização e discussão das obras em sala de aula.


Outra contrapartida do FICBIC é a mostra itinerante em parceria com o SESI/PR, que vai levar parte do festival a cinco cidades do estado – Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Pato Branco e Paranaguá.

Serviço
Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba – FICBIC 2014
Data: de 28 de outubro a 8 de novembro
Entrada Franca
Locais: Cine Guarani (Portão Cultural), Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal), Cinemateca de Curitiba, Sesc Paço da Liberdade, Auditório Brasílio Itiberê, Equipamentos do Portal do Futuro.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade