Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aceitação!

Sesc Cadeião exibe documentário que valoriza o uso natural de cabelos crespos; confira

Marcos Roman - Equipe Folha
24 mai 2016 às 12:42
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Romper padrões estéticos já estabelecidos e promover a aceitação e valorização do cabelo crespo ou cacheado. Esta é a temática do documentário "Desconstruindo - Qual casulo te prende?", que será exibido hoje, às 19h30, no Sesc Cadeião Cultural, dentro do projeto Café com o Quê?. O evento contará ainda com um bate-papo com Anna Paula Prado, idealizadora da produção audiovisual.

"Desconstruindo - Qual casulo te prende?" traz depoimentos de sete jovens que passaram por experiências similares. "Desde criança, a maioria das meninas com cabelo crespo ou cacheado são incentivadas a alisá-lo para se enquadrar em um padrão já preestabelecido pela sociedade. O objetivo do documentário é incentivar outras jovens a passar por esse processo de transformação que vai muito além de uma simples questão estética", salienta Anna Paula.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo ela, a melhora de autoestima é um dos principais benefícios percebidos após a mudança no cabelo. "Ao assumir suas raízes e vencer preconceitos as jovens acabam se sentindo mais livres e motivadas. Trata-se de desconstrução de uma imagem para a construção de outra muito maior e mais forte. Por isso o documentário tem esse nome", afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
'Festa da Salsicha'

HBO é multada em R$ 2 mi por exibir filme com conteúdo impróprio durante o dia

Imagem de destaque
Nesta terça

Kinopus exibe sessão gratuita de 'Cavaleiro de Copas'

Imagem de destaque
Retrospectiva

Globo vai voltar a exibir 'A Grande Família' em março

Imagem de destaque
Em fevereiro

Canal a cabo exibe especial Grandes Filmes, Grandes Estrelas


Anna relata que a ideia de criar o projeto surgiu após ela mesma passar por dificuldades em relação ao seu cabelo. "Eu fazia alisamento desde a adolescência. Quando entrei na faculdade, percebi que havia algumas meninas com cabelo crespo assumido que tinham uma postura muito bacana. Admirava o visual delas, mas achava que não teria coragem de fazer o mesmo. Conversando com outras colegas percebi que várias delas tinham os meios receios que eu. Com o incentivo de quem já havia superado esses medos, resolvei me assumir e incentivar outras meninas a fazerem o mesmo. Daí veio a ideia de fazer o documentário", explica a estudante que cursa Relações Públicas na Universidade Estadual de Londrina.

Publicidade


A universitária conta que aproveitou sua experiência de quatro anos trabalhando com fotografia para assumir a produção do vídeo. "Colhi todos os depoimentos no ano passado e contei com a ajuda de meu amigo Artêmio Cassol Neto para fazer a edição e do professor Luciano Pascoal, que me ajudou a elaborar o conceito do documentário e fez o teaser de divulgação", esclarece Anna.


O evento no Sesc Caldeirão Cultural marca a terceira exibição do documentário que conta com 37 minutos de duração. "Desde janeiro, quando foi concluído, promovemos exibições na UEL e na Vila Cultural Kinoart. Nossa intenção é continuar promovendo exibições do vídeo em escolas e projetos sociais da cidade na tentativa de ajudar a mudar a visão das crianças em relação ao cabelo crespo", diz a idealizadora do documentário.


Durante o bate-papo com o público do projeto "Café com o Quê?" Anna pretende falar sobre o processo de produção do vídeo e dos relatos de que tem recebido pela internet de pessoas que já o assistiram. "O documentário foi postado no Youtube e criamos uma página no Facebook para que o público possa dar suas opiniões sobre a iniciativa. O feedback tem sido bastante positivo. Acho que conseguimos chegar ao nosso objetivo", ressalta.

Serviço:
Café com o Quê? - "Desconstruindo - Qual casulo te prende?"
Quando – Terça-feira (24), às 19h30
Onde – Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52)
Quanto - Gratuito


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade