Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

"A Mentira das Urnas – Crônica Sobre Dinheiro & Fraude nas Eleições"

23 out 2004 às 11:00

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um ano de trabalho para escrever causos intrigantes sobre as eleições em todos os cantos do país. Esse foi o tempo que o jornalista Maurício Dias levou para relatar o livro "A Mentira das Urnas – Crônica Sobre Dinheiro & Fraude nas Eleições", obra que será lançada amanhã (terça-feira, 19 de outubro), às 19h30, na Livrarias Curitiba Megastore do ParkShopping Barigüi, com entrada franca.

Atento observador dos processos eleitorais no Brasil e no mundo, Dias escreve com propriedade e leveza sobre a relação promíscua entre voto e dinheiro. "Sou fundamentalmente um repórter do setor político. Há anos percebo o problema do dinheiro no processo eleitoral. De um modo geral, os políticos que não arranjam dinheiro reclamam. Quando aprendem a dizer ‘abre-te Sésamo’ e abrem as portas dos financiadores, aí a situação muda ", conta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Na obra, o jornalista faz um apanhado histórico do processo eleitoral brasileiro desde os tempos do reinado até a eleição presidencial de 2002, mostrando que na política brasileira a relação duvidosa e muitas vezes corrupta implica em questões que vão além da simples farsa contábil e dos desdobramentos éticos. "Eu resgato o encontro de Joaquim Nabuco, na eleição de 1886, com um eleitor pobre chamado Jararaca. Numa casa humilde, cercado por crianças famintas, ele ouviu uma confissão dramática do eleitor: ‘Se eu votar no senhor eu perco o meu emprego’", comenta.

Leia mais:

Imagem de destaque

Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros

Imagem de destaque

IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil

Imagem de destaque

A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda

Imagem de destaque

No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica

Realidade atual

Publicidade

Engana-se quem pensa que a prática da venda dos votos acabaram. Botando o foco, com mais precisão, na relação entre o dinheiro e o voto, a situação deixa claro que é preciso haver um resgate urgente das ideologias.

"O PT abandonou esse caminho. Os partidos conservadores também não expressam idéias, programas. Os partidos que se dizem comunistas viraram uma maçaroca. Só os programas partidários que lancem seus candidatos à conquista do voto podem criar uma barreira capaz de minimizar a presença do dinheiro que transformou a eleição num fato econômico e, apenas secundariamente, um fato político", afirma.

Publicidade

Sem motivos para ser otimista, Dias não enxerga um antídoto contra a "Trindade Maligna" — dinheiro/TV/marketing. Por outro lado, a própria iniciativa de escrever o livro e abrir o debate denuncia o otimismo de quem ainda acredita que é possível, pelo menos, minimizar o problema e fazer com que a democracia não seja apenas o dever de votar de todo cidadão, mas o direito a educação, saúde, dignidade e outros requisitos indispensáveis para fazer com que o eleitor tenha a liberdade de escolher quem melhor possa representá-lo na defesa de seus interesses e necessidades.

Perfil

Publicidade

Mauricio Dias nasceu em Carangola, Minas Gerais. Formado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, começou sua carreira como jornalista profissional na Tribuna da Imprensa.

Foi repórter de política da revista Veja e chefe da sucursal carioca das revistas IstoÉ e Senhor. No Jornal do Brasil foi editor de Política, de Cidade, editor do Informe JB e Editor-Chefe.

Publicidade

Autor do texto para o documentário cinematográfico sobre o golpe militar de 1964: Jango — Como, Quando e Por Que se Depõe um Presidente da República, publicado posteriormente pela LP&M Editores. Atualmente, escreve para a revista Carta Capital.

Serviço

O livro "A Mentira das Urnas – Crônica Sobre Dinheiro & Fraude nas Eleições" tem 176 páginas, é publicado pela editora Record, custa R$ 28,90, pode ser encontrado em qualquer loja da rede ou no site www.livrariascuritiba.com.br

A Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigüi fica na rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê. O telefone para contato é o (41) 317-5690.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo