O Serviço 156, a Central de Atendimento da Prefeitura de Curitiba, já superou a marca de 1 milhão de ligações este ano. De janeiro a julho foram registradas 1.010.049 ligações. O número supera em 33% as ligações feitas no mesmo período de 2004, quando a Central recebeu 760.022 ligações. A procura maior pelo serviço é atribuída à satisfação da população. "Na medida em que as pessoas percebem que o serviço funciona, elas voltam a procurar o atendimento", explica Simone Biscaia, coordenadora da Central 156, serviço desenvolvido e operacionalizado pelo ICI (Instituto Curitiba de Informática).
Somente em julho último, a Central recebeu 127.531 ligações telefônicas e ainda 723 solicitações via web, com atendimento on-line e 673 solicitações pela Internet, via e-mail.
A Central atende solicitações de serviços prestados pela administração pública e esclarece dúvidas da população. Alguns dos serviços mais solicitados pelos usuários referem-se à coleta de resíduos vegetais, serviços de iluminação pública e resgate social, por meio do qual a prefeitura é acionada para recolher pessoas abandonadas nas ruas e encaminhar para abrigos.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
A comunidade aciona a Central também para registrar reclamações em relação a motoristas e cobradores, solicitar colocação de anti-pó, solicitar a apreensão de animais soltos nas ruas e ainda buscar informações sobre localização e horário de funcionamento de unidades de saúde e itinerários e horários de ônibus, entre outros serviços. Mensalmente a Central realiza uma pesquisa de satisfação do cliente em relação ao serviço prestado. O índice médio de satisfação tem ficado em torno de 90%. Em alguns casos, a satisfação supera 95%.
De acordo com a coordenadora da Central 156, o aumento de ligações à Central 156 tem sido progressivo e isso, segundo ela, se justifica pela satisfação do cliente, o que tem sido possível em consequência da melhoria substancial que houve no serviço. Desde o segundo semestre de 2004 a Central 156 passou a operar de forma totalmente automatizada. "O novo modelo de atendimento permite que a solicitação fique cadastrada e que haja um acompanhamento contínuo do atendimento. Caso a solicitação não seja atendida, o próprio sistema acusa e retorna a solicitação ao órgão competente. Ao mesmo tempo, o solicitante é continuamente posicionado sobre o andamento de sua solicitação.
A Central 156 funciona na sede do ICI e conta com 71 atendentes. O serviço funciona 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados. As consultas podem ser feitas pelo telefone, por meio do número 156 ou via internet através do site da prefeitura www.curitiba.pr.gov.br no link "Fale com a prefeitura". Pela internet, as consultas podem ser feitas via web, com atendimento on-line que funciona como um chat ou por meio de um formulário que pode ser preenchido e encaminhado.
QUEIJOS E VINHOS
A empresária Blanca Baggio vai reunir os clientes da construtora J.A. Baggio que estão construindo ou já construíram em AlphaVille Graciosa para uma noite de Queijos e Vinhos. Como atração especial, o enólogo Alcioni Dümes fará uma palestra sobre vinhos. A confraternização acontece na quarta-feira, dia 17, a partir das 20 horas, no restaurante do AlphaVille Graciosa Clube, que terá ambientes decorados pela Villa Sierra Interiores. O evento tem parceria da Adega Brasil e Bodegas Etchart.