Nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21 de novembro, o Iapar - Instituto Agronômico do Paraná - realiza no seu Centro de Difusão de Tecnologia, em Londrina/PR, o I Simpósio Brasileiro sobre Cruzamentos de Bovinos de Corte. O evento tem como objetivo principal tornar conhecidos ao público os resultados obtidos pelo instituto com as pesquisas conduzidas nessa área ao longo dos últimos 20 anos. Além disso, o simpósio pretende também discutir os aspectos mais relevantes na determinação do sucesso da implementação prática dos cruzamentos. Para tanto, serão apresentadas palestras por pesquisadores de conceituadas instituições como UEM, USP, UFSM e EMBRAPA. Um dos temas de grande interesse que será abordado no evento é a questão das raças compostas ou sintéticas e as suas condições de opção para os cruzamentos industriais. O assunto será discutido numa palestra com o pesquisador Pedro Franklin Brabosa, da EMBRAPA/São Carlos, que tem larga experiência em trabalhos com o Canchim, a primeira raça composta desenvolvida no Brasil. O encontro terá também uma palestra com o dr. Fábio Dias, da empresa CFM, que vem trabalhando com a raça Montana, uma raça composta desenvolvida nos Estados Unidos com base nas pesquisas do Centro de Pesquisas do USDA, sediado em Nebraska. Para finalizar, o simpósio discutirá ainda o futuro da pesquisa em cruzamentos no Brasil em palestra a ser apresentada pelo prof. José Bento Sterman Ferraz, da USP/Pirassununga. Mais informações sobre o I Simpósio Brasileiro sobre Cruzamentos de Bovinos de Corte estão à disposição dos interessados na página do IAPAR: www.iapar.br
D'ANDREA E WANDERLEY NO ISAE/FGV
O publicitário Mario D'Andrea, presidente da Loducca Sul, e o diretor das Redes de Agências do HSBC no Brasil, Carlos Eduardo Wanderley, são os convidados especiais desta quinta-feira (20), da Rede Interativa de Talentos do ISAE/FGV de Curitiba (PR). Os dois falarão sobre "A propaganda como ferramenta do Marketing" e "Marketing Contemporâneo" para os alunos da segunda turma do MBA Executivo de Marketing.Este é o primeiro evento de um ciclo de palestras que os próprios alunos do MBA de Marketing estão organizando. "Estamos convidando profissionais do mercado para que possamos ter contato com o dia-a-dia do mercado, tendo uma visão mais prática do conteúdo que recebemos", explica Marcos Rodrigues Bonfim, um dos organizadores das palestras. Segundo Bonfim, que é gerente de Mídia e Serviços de Marketing do HSBC, os alunos do MBA querem ter uma visão melhor do mercado local. "A maioria dos professores do MBA é do Rio de Janeiro. Como temos excelentes profissionais de marketing em nossa cidade, decidimos abrir espaço para essa troca de informações e experiências, que será muito importante para a nossa formação", destaca. Outros profissionais que atuam no mercado paranaense, como Glen Valente, Ramiro Gonzales e Maurício Roorda, já estão com os nomes confirmados para futuras palestras no MBA de Marketing do ISAE/FGV. A palestra desta quinta-feira (20) terá início às 19 horas, no CIETEP/Fiep
GEÓGRAFO BRASILEIRO MOSTRA A VERDADEIRA ANGOLA
Desoladora. Esta é a situação que Marco Aurélio Kusdra, geógrafo curitibano, encontrou em Angola. O país, de colonização portuguesa, está em situação caótica e sub-humana. E é esta a situação que Kusdra pretende mostrar ao Brasil, através do documentário fotográfico, produzido por ele, em Slide Show "Da Exploração ao Caos". São fotos seqüências que mostram o caos urbano de Luanda, capital angolana, tomada pelo lixo, seja ele orgânico ou não. Crianças sub-nutridas, destroços de construções e pessoas morando em calhas de ferro abandonadas. Imagens chocantes, obtidas secretamente, que mostram uma realidade triste. Num país explorado pela colonização e o militarismo opressor, os angolanos tem uma média de vida de 35 anos.
Sem fins lucrativos, o geógrafo está se dispondo a realizar palestras e apresentar o documentário à quem possa interessar. Os contatos podem ser feitos através da assessoria de imprensa, com Josiany, no 41-9157-5308.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
REORGANIZAÇÃO FINANCEIRA
A reorganização da área financeira da empresa com a revisão do passivo e a recapitalização foi um dos principais fatores que garantiram ao executivo da Kraft Foods, José Alberto Marinelli, o título de Executivo de Finanças de 2003. Escolhido entre 17 finalistas, Marinelli receberá nesta quinta-feira (20/11) o troféu "O Equilibrista", concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF/PR), entidade que coordena o concurso. A premiação acontecerá em cerimônia no Clube Curitibano, às 20 horas. Treasurer da Kraft Foods desde abril de 1999, Marinelli assumiu o desafio de reestruturar a empresa quando, em janeiro de 2001 houve a fusão com o grupo Nabisco. "Era preciso administrar duas empresas, montar uma nova equipe, aproveitando algumas pessoas, tendo que dispensar outras e admitindo novos profissionais", lembra o executivo. Ao mesmo tempo era preciso vender para atingir as metas, reduzir despesas e implantar um projeto de capitalização. Tudo isso foi feito sob o comando de Marinelli. Hoje, a Kraft Foods é uma empresa sólida que colhe os frutos de toda esta reestruturação. O faturamento da companhia no Brasil foi de R$ 2,3 bilhões em 2002. Com 11 unidades no Brasil, em Curitiba está localizda a sede administrativa da Operação Brasil e também o Complexo Industrial que concentra toda a produção de chocolate, sucos em pó e o queijo cremoso Philadelphia. No mundo, a Kraft Foods é a segunda maior empresa no ramo de alimentos sendo a primeira no setor nos Estados Unidos. Marinelli atribui a premiação também ao grande volume de transações financeiras que a empresa movimenta e pela geração de empregos. Só em Curitiba são 4 mil empregos. O executivo faz questão de dividir o prêmio com sua equipe. "As conquistas foram resultado do empenho e dedicação das pessoas que trabalham comigo que são pessoas muito comprometidas". Economista formado em 1985 pela PUC de São Paulo com pós-graduação em Administração Industrial, Controladoria e MBA em Finanças Corporativas pela PUC do Rio de Janeiro, Marinelli diz que o prêmio "O Equilibrista" representa o reconhecimento profissional e certamente dará um novo impulso à sua carreira. "É muito gratificante ver a nossa dedicação reconhecida", afirma. Além de Marinelli, outros três executivos serão homenageados nesta quinta-feira pelo IBEF/PR como destaques de finanças do ano. São eles Rui Moreira, da Tafisa Brasil S.A.; Sérgio Pedreiro, da ALL Logística e Wilson José Jorge, da Blount Industrial.
O presidente do IBEF/PR, José Écio Pereira da Costa Jr., diz que o prêmio "O Equilibrista" é o mais cobiçado do mundo financeiro porque consagra o executivo de finanças do ano. Ele explica que o título "O Equilibrista" remete ao equilíbrio, característica fundamental de quem ocupa um cargo tão importante para o destino de uma empresa, como destacado executivo de finanças. "É o equilíbrio entre a cautela e a ousadia, o saber tomar a decisão certa no momento certo", acrescenta. De acordo com o presidente da entidade, os profissionais de finanças agraciados com o prêmio, hoje conhecido internacionalmente, têm seus currículos valorizados de forma significativa.