Os jovens sentem cada vez mais dificuldades para conseguir o primeiro emprego. A situação fica ainda mais complicada quando o jovem é carente. Os motivos são diversos: falta de experiência, pouco preparo e forte concorrência são os mais conhecidos. Para ajudar estes jovens a superar os obstáculos iniciais a Eletrosul – Empresa Transmissora de Energia Elétrica do Sul do Brasil S.A – desenvolve o programa Adolescente Assistido.
O principal objetivo do programa é promover a integração do adolescente ao mercado de trabalho através da sua profissionalização. Com o auxílio do Governo Estadual, foi firmado um convênio com a Associação de Educação Familiar e Social do Paraná, que seleciona os adolescentes e os encaminha para o processo de seleção. Depois de admitido, o adolescente desempenha serviços auxiliares de escritório, tais como, digitação de dados, recepção de visitantes e entrega e recebimento de documentos. Segundo Elizabeth Abreu Santos, de 17 anos que está há seis meses trabalhando como Adolescente Assistida na Regional de Manutenção do Paraná, a experiência está sendo ótima. “Este trabalho está me dando noções da rotina de uma empresa, o que dará condições para eu buscar algo melhor no futuro. Será mais fácil encontrar uma colocação no mercado”, complementa.
Além do aspecto profissional, o programa ajuda os jovens carentes a terem uma vida melhor. “O salário que recebo mais os vales transporte e a assistência médica, representam uma verba extra lá em casa. Agora consigo ajudar a minha mãe nas despesas de casa”, alegra-se. A assistente de Recursos Humanos da Regional do Paraná, Lires Miozzo Dalmolin, afirma que o programa prevê ainda a supervisão de um responsável e prioriza a educação do jovem. “O adolescente é supervisionado por um profissional da Eletrosul que envia relatórios de desempenho do jovem para a coordenação do Programa. Além disso, para poder continuar no programa, o adolescente precisa provar que continua freqüentando a escola. Queremos que ele tenha experiência profissional, mas sem prejudicar os estudos”, explica.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Para participar do programa Adolescente Assistido, o candidato precisa preencher alguns dos pré-requisitos, como, carência de recursos financeiros, estar matriculado e freqüentando uma instituição de ensino oficial ou regular, ter idade entre 11 e 17 anos. Hoje o programa conta com seis jovens assistidos no Paraná. O projeto é realizado desde 1994 em mais três Estados (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), totalizando 88 jovens assistidos atualmente.
Eletrosul
A Eletrosul – Empresa Transmissora de Energia Elétrica do Sul do Brasil S/A. - é uma subsidiária da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, atua no segmento de transmissão de energia elétrica em alta e extra-alta tensão. A energia produzida nas usinas hidrelétricas flui por 8.884,3 km de linhas da Eletrosul, que a transmite para os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, área que abriga um contingente populacional da ordem de 28 milhões de habitantes e que responde por 16% do PIB e 17% do mercado de energia elétrica do País. No total, 28 milhões de pessoas são atendidas pela estatal. Toda essa energia percorre 69 mil km de cabos sustentados por 19,8 mil torres, o que equivale a dar uma volta e meia ao redor do planeta.
A Empresa possui no Paraná sete subestações de energia elétrica, nas localidades de Curitiba, Areia, Salto Santiago, Salto Osório, Campo Mourão, Ivaiporã e Londrina. Estas subestações operam nas tensões de 525 mil Volts e 230 mil Volts, estando interligadas com 3.480 km e oito mil torres de linhas de transmissão, que têm 31 mil km de cabos.