Passam quase todo o período acadêmico sonhando com o grande dia da colação, ou com o dia que engrenem no mercado em que atuam, mesmo que através de estágios. O problema, é que eles só tomam conhecimento da dificuldade de entrar no mercado de trabalho quando tentam, e na maioria das vezes, dependendo da área de atuação, não conseguem, principalmente quando não tem experiência e já estão formados.
Os milhares de cursos de comunicação espalhados pelo país por exemplo, transformam apenas 15% dos estudantes em profissionais ativos. Essa área, é uma das que mais exigem experiência dos estudantes, e por isso o primeiro contato se transforma em loteria para quem o consegue. Na maioria dos casos, para não entrarem crus no mercado, os estudantes iniciam trabalhos dentro da própria Universidade.
Na área de publicidade, as mais importantes universidades e faculdades de Curitiba possuem agências experimentais, onde com clientes reais porém com custos mais baixos, os alunos aprendem a realizar as atividades muitas vezes sozinhos, tudo sem desenvolver trabalhos que não trarão pontos benéficos para a aquisição de experiência. Assim, entram no mercado com carga suficiente para crescer e se transformar em grandes profissionais.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Esse é o caso da publicitária Andréia Knopfle. Há 2 anos formada e já graduada em Marketing, a executiva de planejamento da agência LePera não se arrepende de ter perdido bom tempo realizando trabalhos na agência de sua faculdade. Segundo Andréia, os quatro anos que passou estudando na Universidade Federal do Paraná serviram apenas para abrir seus horizontes, e também manter contato com pessoas do meio. “ A faculdade serve apenas como base, ela apenas dá uma noção de mercado pois o profissional só aprende realmente tentando resolver problemas do dia-a-dia”. Para Cristiane Sanson, Diretora da agência LePera, a nova geração de publicitários vem com força total. “Preocupados em adquirir experiência, os novos profissionais trazem no currículo muito mais do que estágios realizados. Eles passaram a se preocupar em ter conhecimento não só na língua inglesa, mas também com todos os idiomas de países que possuem envolvimento ativo na publicidade, com cursos de oratória, computação gráfica, etc”, diz Cristiane. A agência, que possui matriz em São Paulo, tem a maioria de seus profissionais fluentes em outras línguas, além de Andréia, que fala inglês e alemão.
Para Cristiane, é fundamental que os novos profissionais adquiram conhecimentos extra curriculares. “ Isso é o que realmente vem acontecendo, pois eu sinto que aqui na LePera a cada novo contrato eu confio em mais um excelente profissional”, explica.
Embora seja importante que estudantes acadêmicos tenham a consciência de que a experiência e conhecimento de mercado são fatores essenciais para o desenvolvimento de uma profissão, a dedicação nos estudos também ajudam o novo profissional a se destacar entre os outros. Por isso a única estratégia a ser usada pelos acadêmicos é sempre manter a harmonia entre essas duas condições, com isso, é bem provável que alcancem sucesso na profissão.
Serviços: LEPERA Rua Emilio de Menezes, 884, Bom Retiro
Fone/fax: 3023 3220
Site: www.lepera.com.br