Se até pouco tempo bastavam pontos de instalação para computadores e terminais telefônicos, hoje em dia banda larga para a internet, telefonia digital e controle rigoroso dos gastos são itens necessários em escritórios de qualquer porte. Com isso, prédios mais antigos que não dispõem desses benefícios ficam obsoletos e desvalorizados.
Desta constatação nasceu o projeto Prédio Gênio, concebido pela M-BSP/Mundo-e Business Service Provider, franqueadora da tecnologia. Segundo um estudo realizado pela Mundo-e, em 25 grandes centros urbanos do Brasil, 16 mil edifícios comerciais em que não possuem as adaptações tecnológicas atuais. “Vivemos em um mundo cuja tecnologia aprimora-se e modifica-se a cada instante. Novas tecnologias estão invadindo os locais de trabalho e moradia. Assim, mudanças conceituais na arquitetura, no projeto das instalações e na própria utilização das edificações estão transformando os ambientes”, enfatiza Joe Lago, diretor do Mundo-e.
Em Curitiba, alguns prédios da zona central estão praticamente abandonados, pela falta de interessados na sua locação. No entanto, revela Luis Fernando Koehler de Camargo, vice-presidente da área de lançamento do Sindicado de Habitação e Condomínio do Paraná (Secovi-PR), a modernização de um prédio pode mudar seu perfil. Ele cita o exemplo de um edifício de 35 anos no centro de Curitiba que está passando por uma reforma completa. De acordo com sua análise, o edifício deveria ter um custo de R$ 5,00 o m2 de área locável, antes da reforma. Com a modernização, seu custo poderá elevar para até R$ 9,00, uma valorização de 80%. “Isso é uma exigência do mercado atual, mas quando esses prédios foram concebidos, não havia essa estrutura tecnológica”, justifica.
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A tecnologia do Prédio Gênio consumiu quatro anos de pesquisa e desenvolvimento, além de investimentos de cerca de US$ 4 milhões. Trata-se de um conjunto de soluções que permite readequar construções comerciais antigas às novas necessidades do mercado. O projeto traz adequações que vão desde os serviços de automação e segurança predial, telefonia digital, internet banda larga, central de compras digital, serviços de logística , até serviço de copa e limpeza para os condôminos.
Um prédio piloto em Curitiba já utiliza a tecnologia. O diretor da empresa, Joe Lago, garante que o condomínio não tem despesas com a instalação da solução Prédio Gênio. São os condôminos que aderem aos serviços e pagam de acordo com o consumo. Além disso, completa, além de valorizar os imóveis, a otimização dos negócios secundários só oferece lucros.
Ele conta que uma pesquisa realizada nos Estados Unidos apontou que as empresas gastam cerca de 28% do seu faturamento com o consumo secundário. “As empresas normalmente são muito eficazes ao comprarem os itens do consumo primário e muito ineficaz nos secundários. Dar eficácia ao consumo secundário é a nossa especialidade". Um condomínio comercial aderindo a solução Prédio Gênio irá contribuir para diminuir custos dos principais itens de consumo secundários dos seus condônimos, principalmente os relacionados à tecnologia de informação, como telefonia digital, suporte a informática, internet de banda larga, entre outros itens.