As mudanças no comportamento do consumidor inovam o conceito de fast food para atender às necessidades dos clientes. Além dos tradicionais sanduíches e lanches, aumenta a procura por refeições completas, regadas a massas, carnes e saladas. Estes restaurantes estão invadindo as praças de alimentação dos Shoppings Centers das grandes cidades, com estrutura montada para o pronto-atendimento e a qualidade da boa mesa. Esta fórmula possibilita que o cliente não perca tempo em longas filas de espera e possa manter o equilíbrio das refeições diárias com alimentos, acima de tudo, mais saudáveis.
Para atender os clientes que não abrem mão de uma refeição completa, surgiram os restaurantes com as mais variadas opções para cativar o paladar refinado do consumidor moderno, como é o caso da rede de fast food – Spedini Trattoria Express, que oferece aos seus clientes o requinte da culinária italiana – pratos variados com massas, saladas e carnes – todos padronizados no tamanho e no sabor. A preocupação do Spedini vai além do rápido atendimento. A equipe de profissionais da área de alimentação elaborou um cardápio onde o consumidor encontra todos os nutrientes indispensáveis para uma refeição saudável e balanceada, com fibras, proteínas e carboidratos.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Há sete anos no mercado, a rede de fast food, Spedini Trattoria Express - atualmente conta com 12 lojas localizadas nas praças de alimentação dos principais shoppings do país - aposta neste mercado. Segundo um dos executivos da empresa, Luiz Antonio Eugênio de Lima, o mercado está em constante transformação e as empresas precisam se adequar para atender as necessidades dos seus clientes. O consumidor é exigente e a empresa precisa oferecer além da expectativa, ou seja, fazer com que seu produto tenha cada vez maior valor agregado. O executivo acrescenta: “A padronização tanto nos pratos como no atendimento resulta, para o empresário, na redução de custos e quem sai ganhando é o consumidor, que fica protegido contra alterações de preços nas tabelas”, conclui.
Na visão de outro executivo da marca Spedini, Akihiro Yamada, a estimativa do mercado de fast food para o ano de 2003 é projetar um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. “Os projetos da Spedini para este ano são ambiciosos. Pretendemos expandir a nossa rede em 60% para chegar ao final de 2003 com 20 lojas – a primeira loja deste ano será inaugurada no mês de fevereiro, em São Paulo”, afirma Yamada.
Luiz Antonio Eugênio de Lima diz ainda que o mercado se mostra bastante promissor para este ano, perante as mudanças ocorridas na política nacional, devolvendo a confiança tanto do investidor como do consumidor. “Estamos bastante otimistas e acreditamos no potencial da nossa empresa – iniciamos a nossas atividades há sete anos com apenas uma loja e hoje já contamos com uma rede de 12 restaurantes - pretendemos terminar o ano totalizando a abertura de mais 8 lojas”, afirma Luiz Antonio.
Mudança de hábito
Um dos principais fatores que promoveram a expansão do comércio de fast food está relacionado ao trabalho da mulher fora de casa. Essa ausência da mulher no espaço doméstico obrigou os demais componentes da família a realizarem suas refeições fora de casa. Dados recentes apontam que hoje cerca de 50% da população das grandes cidades se alimentam em restaurantes, aproximando a média americana, de 70%.
Com este novo estilo de vida da população, explica-se o crescente interesse do consumidor por atendimentos rápidos. A maioria desse modelo de loja está localizada nas praças de alimentação dos shoppings centers, que também oferecem maior conforto e segurança, além de estacionamento.
A explosão do fast food teve início com a chegada das lojas do Mc Donald´s, depois surgiu a empresa brasileira Habib´s, Bob’s e hoje temos uma variedade de restaurantes para atender todos os paladares do brasileiro.
Conceito de fast food
O fast food consiste na produção padronizada dos itens, os quais são sempre idênticos em peso, aparência e sabor. Geralmente as redes de pronto-atendimento, oferecem variedade limitada de produtos nos cardápio, assegurando a garantia da procedência de sua matéria-prima com preços competitivos no mercado. Em qualquer cidade onde esteja instalada, a loja franqueadora oferece os mesmo produtos, com qualidade e sabor originais da marca.