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Orkut.com: uma obra inédita que abre as portas do maior site do mundo

15 mai 2006 às 11:00

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Para que todos possam usufruir dessa rede de contatos, o escritor brasileiro André Telles acaba de lançar o livro "Orkut.com", onde ele ensina, por meio de técnicas de marketing, como pessoas e empresas podem tirar proveito do site.

Conseguir emprego, encontrar pessoas, construir uma lista de contatos (e exercitar o networking), pesquisar novos clientes. Essas são apenas algumas vantagens do Orkut, o maior site de relacionamento do mundo. Mas claro que entre tantas coisas boas, existe também o lado ruim, os comentários maldosos, as mentiras. Para isso também existem soluções e elas precisam ser analisadas estrategicamente.

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Pensando na abrangência do site e na forma como as pessoas podem se relacionar por meio dele, o publicitário André Telles, acaba de lançar "Orkut.com" – Editora LandScape – um livro totalmente voltado para pequenas e grandes empresas, e para todas as pessoas que desejam tirar proveito do site. "Geralmente as pessoas se cadastram no Orkut para um simples passatempo, e não imaginam o quanto pode ser proveitoso em termos de negócios", observa o escritor. No decorrer das 108 páginas, o autor explica 5 estratégias de marketing para se obter sucesso na rede do Orkut.

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A primeira delas é o Marketing Pessoal, ou seja, a construção de uma auto–imagem positiva e otimista. "As pessoas se afastam daqueles que estão sempre mal–humorados ou que torcem para tudo dar errado. Assim, evite comunidades racistas ou do tipo: "Eu odeio...", observa o publicitário e escritor André Telles. Outras dicas como, por exemplo, escolher com cautela a foto que irá colocar no site, prestar atenção aos comentários das pessoas sobre você (isso pode ajudar a mudar pequenos hábitos e costumes) e tentar não dizer nada de negativo sobre outra pessoas, também estão neste capítulo.

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O autor destaca ainda que cerca de 30% dos usuários estão em busca de contatos profissionais. Portanto, nas comunidades específicas é possível encontrar anúncios de vagas, informações sobre a empresa em que se pretende trabalhar ou aumentar a rede de contatos. O lado ruim é que é necessário tomar cada vez mais cuidado com o que se faz na rede, pois, ainda que a prática não seja oficial, algumas empresas "rastreiam" a vida de seus candidatos. Esse recurso também vem sendo utilizado por pais que precisam saber sobre a vida de seus filhos e namorados que desconfiam dos parceiros.


Com relação ao Marketing de Relacionamento, o escritor destaca o caso de empresas que criaram comunidades que têm como participantes os seus próprios funcionários. A vantagem é ter um canal aberto com os consumidores. Mas esse não é o único uso que as companhias vêm fazendo do Orkut. Alguns entrevistadores utilizam os recursos da rede para descobrir o que os profissionais não revelaram na entrevista.

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Esse tipo de relacionamento vai além. O Orkut já pode ser usado como um canal de atendimento ao consumidor, onde o internauta tem acesso à comunidade da empresa e por meio dela pode reclamar, fazer comentários e sugestões. Grandes empresas já vêm notando uma certa redução da procura nos meios de comunicação tradicionais, como telefone ou carta. No livro o escritor ilustra os comentários com casos verídicos e muito interessantes. É, sem dúvida, uma ferramenta para que as empresas possam dar suas opiniões, alertar para mentiras, comunicar promoções e principalmente conversar com seu target em comunidades afins.


O Marketing de Guerrilha consiste em saber entender as mudanças ocorridas nos últimos anos e usar a internet para obter resultados efetivos. Hoje em dia toda empresa, por menor que seja, tem uma presença on–line. O problema é que a grande maioria tem uma presença passiva, ou seja, não explora a principal competência dessa mídia: a interatividade. "A função de uma boa ação de guerrilha é furar o congestionamento do mercado – no qual milhares de produtos gritam por atenção – e posicionar a marca ali, lado a lado com o consumidor. O Orkut é uma grande ferramenta para furar esse congestionamento", explica Telles.

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É na internet que entra em ação o Marketing Viral, que faz as pessoas alastrarem uma idéia. É talvez a mais poderosa forma de disseminar uma idéia, produto ou serviço.


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Observe com atenção as discussões nas comunidades associadas ao seu target no Orkut. Procure segmentar seus interesses e assim buscar as comunidades que realmente importam (Segmentação de Mercado). Ao mix de todas essas estratégias, Telles denomina Orkut Marketing.


O autor ainda dá dicas de quais comunidades as pessoas devem entrar e quais os cuidados que se deve tomar no que se escreve nos "scraps". Explica também como os e–mails devem ser enviados citando o tamanho dos arquivos, a velocidade das respostas, a relevância para os consumidores, a freqüência das mensagens e também como atuar dentro da ética de acordo com a ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto).

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Curiosidades...


O Brasil é o país com o maior número de usuários cadastrados, cerca de 73%, superando inclusive os Estados Unidos. São muitas as razões que levam as pessoas a se cadastrarem na rede, mas, aproximadamente 84% estão participando para fazer novas amizades e encontrar velhos amigos.

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O Orkut é um site de relacionamento que pertence ao grupo Google, e foi criado em 22 de janeiro de 2004, com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. O Grupo Google é uma forte potência mundial em termos financeiros, com o valor estimado de 109 bilhões de dólares na bolsa, superando a Oracle, a Time Warner e ainda a Coca–Cola. Nos últimos doze meses o grupo obteve um faturamento de 5,2 bilhões de dólares.


Serviço: O livro pode ser encontrado nos seguintes sites:


www.culturacomemocao.com.br


www.siciliano.com.br

www.saraiva.com.br


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