Há alguns anos a F-3000 Européia assumiu o posto de vitrine para a F-1. Vários nomes do automobilismo mundial pularam da categoria direto para a F-1 ou através dela conquistaram seus espaços como pilotos de testes nas mais importantes escuderias desse seleto mundo. Com o crescimento da F-3000 Européia e seus avanços tecnológicos, que ano a ano vêm acontecendo, a categoria começou a reunir pilotos consagrados, que antes optavam pela F-3000 Internacional, em seu grid de largada. Jovens pilotos, mas com carreiras sólidas e recheadas de títulos, também começaram a optar pela F-3000 Européia. Essa grande procura e imensa semelhança com um carro de F-1, que esse ano fica ainda maior, fez com que a categoria atraísse os olhares do mundo.
A partir desse ano a F-3000 Européia passa a ser transmitida para o mundo todo. A FILMCENTER/CORP, empresa detentora dos direitos de imagens da categoria a nível mundial, já está com as negociações bastante adiantadas com vários canais abertos e fechados. Alguns desses acordos inclusive, já foram assinados, o que garante para essa temporada a transmissão das dez etapas para o Brasil e alguns países do mundo. Outras negociações, com canais vistos no mundo inteiro, também já estão certas, o que falta finalizar são detalhes como transmissão ao vivo ou através de tapes.
Para o brasileiro que gosta de automobilismo esse é um incentivo para conhecer a leva de pilotos que em poucos anos, ou quem sabe na temporada que vem, estarão disputando posições na F-1. Um dos grandes chamarizes da F-3000 Européia é o piloto paranaense Augusto Farfus Júnior (Patrocínio: Credicard / Apoio: Varig). Com onze títulos e seis vice-campeonatos conquistados na carreira e agora contratado também pela JMB Giesse Ferrari para participar das mais importantes provas da FIA GT, como as “24 horas de Daytona” e as “24 horas de Le Mans”, a bordo de uma Ferrari 360 Modena, Augusto vai representar em 2003 na F-3000 Européia mais uma vez a Draco Junior Team, uma das equipes de maior prestígio na Europa, por onde já passaram Rubens Barrichello, Bruno Junqueira, Ricardo Zonta, Rodrigo Sperafico e Felipe Massa. “A transmissão da F-3000 Européia para o Brasil e para o mundo não é apenas bom para quem disputa a categoria, como é o meu caso. Mas para todo piloto, seja aquele de uma geração mais nova que pode acompanhar e ver se é aquilo que ele realmente quer e espera, como para o fã do automobilismo, que vai conhecer ainda mais os pilotos que estão surgindo e escolher um para torcer, assim como acontece na F-1”, explica Augusto. A primeira prova da F-3000 Européia acontece no dia 27 de abril, no Autódromo de Estoril, em Portugal.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica