Para que um prédio esteja adequado a receber uma empresa, já não basta que seja uma construção moderna ou esteja em uma boa localização. A qualidade do edifício, segundo o diretor da Top Imóveis, Eduardo Schulman, está relacionada também à capacidade da estrutura do prédio em acompanhar as inovações e os avanços tecnológicos. A instalação das organizações depende da estrutura que se oferece.
De acordo com Schulman, tecnologia e automação são características fundamentais, que diferenciam um bom imóvel corporativo dos outros. “A estrutura predial deve permitir a mobilidade dentro dos ambientes, pois uma empresa hoje tem 50 funcionários e amanhã pode ter 10 ou 100. Por isso, a construção deve garantir a possibilidade de ajustes na área de trabalho”, diz o diretor da Top Imóveis, - empresa especializada na locação de imóveis corporativos há dez anos.
Na visão dos especialistas da Top Imóveis, um prédio ideal deveria apresentar itens como o piso elevado, - que permite alterações de layout com a simples retirada de placas que dão acesso às redes de telefonia, dados e elétrica -, e a automação, - responsável pela supervisão predial. “Tudo isso facilita a instalação da empresa e garante a permanência dela no local”, afirma Schulman. A automação comanda os itens de segurança como cancela nas garagens, catracas na portaria, alarmes de incêndio, detector de fumaça, circuito interno de TV, ar condicionado, energia elétrica e rede hidráulica. “O ideal é que haja o controle total de automação”, afirma Roberto Pimenta, gerente administrativo da Top Imóveis. Para algumas empresas, a existência de controle de acesso de pessoas e o circuito fechado de televisão são pré-requisitos para a locação de um imóvel, pois refletem um mínimo de cuidado com a segurança.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Outro fator determinante dentro de um edifício corporativo é a existência de um gestor de telecomunicações. “Com equipamentos de última geração, a gestão de telecomunicação garante o pagamento de tarifas reduzidas na telefonia, dispensa a central telefônica e permite vídeo e teleconferências”, explica o supervisor administrativo.
Centro Empresarial Augusto Prolik
Em Curitiba, poucos são os imóveis que apresentam essas características ideais de tecnologia. Dentre os edifícios corporativos da cidade, destaca-se o Centro Empresarial Augusto Prolik, que traz para seus inquilinos algumas das vantagens citadas anteriormente.
A tecnologia para garantir conforto e agilidade é o grande atrativo deste empreendimento. Dentro da avaliação de Eduardo Schulman sobre o perfil de um imóvel corporativo ideal, o Centro Empresarial apresenta alguns dos principais atributos tecnológicos. Entre os itens de tecnologia pode-se destacar a utilização de um shaft técnico que torna possível a interligação entre os andares e o recebimento de sistemas de telecomunicação de alta performance, com escolhas de ramais e serviço de internet de uso exclusivo ou compartilhado.
Outro item de destaque e diferencial neste empreendimento é a utilização do piso elevado em placas de 15 cm. O uso de piso elevado permite que o inquilino se instale com rapidez e flexibilidade e também facilita qualquer mudança posterior no layout.