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Tudo ficou diferente no jornal Folha londrina

22 jan 2002 às 10:59

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O Jornal Folha de Londrina, há 53 anos circula na cidade de Londrina e interior do Estado do Paraná e novamente demonstrou ousadia e espírito empreendedor. O jornal acaba de lançar sua nova programação visual. Desde o dia 23 de dezembro de 2001, "Tudo ficou diferente no jornal", nova diagramação, leitura fácil e clara, o leitor ganhou mais espaço para opiniões, críticas, cartas, comentários; índice resumido, para orientar a escolha dos assuntos, mais destaque para assuntos de interesse da comunidade, como segurança, saúde, trânsito, além do leitor também poder ler as notícias do jornal pela internet através do site www.bonde.com.br. Para divulgação da mudança, a SpB Comunicação de Londrina, elaborou uma campanha teaser, veiculada dez dias antes da edição do novo jornal. A campanha consistia numa seqüência de anúncios veiculados no jornal precedendo a circulação da nova edição.
A sequencia era composta pelas manchetes mais importantes divulgadas pelo jornal, que marcaram a história do país, do estado do Paraná e da cidade de Londrina, nas diversas àreas: econômica, política, social, esportiva e etc. seguido do número da edição e data em que a machete foi veiculada. O primeiro anúncio da campanha de lançamento trouxe a manchete "Getúlio Vargas e o dez de Dezembro" referente a edição nº 1 do jornal. O rodapé do anúncio trazia apenas a assinatura "Domingo, 23 de Dezembro de 2001.

Edição nº 15.377: Tudo vai ser diferente". O intuito do anúncio era informar e preparar o leitor para a mudança na programação visual, sem revelar as mudanças que iriam ser realizadas, gerando expectativa e curiosidade. A idéia era evitar a comparação entre o visual do novo jornal com relação ao jornal anterior, salientando a tradição e credibilidade do Jornal Folha de Londrina junto aos seus leitores. Desta maneira, o lay-out do anúncio foi elaborado com as características da nova programação visual do jornal, fazendo com que o leitor já se acostumasse com a novidade. A campanha de lançamento contou também, com spots de rádio de 15", nas principais rádios da cidade de Londrina. Além da utilização de mídia impressa e eletrônica, a campanha contou com uma ídéia inusitada, a primeira edição do novo jornal foi envolvida com uma cinta no formato de um laço vermelho, presenteando e felicitando o leitor pela nova fase e também pelas festas de final de ano que se aproximavam. Posteriormente à campanha de lançamento do jornal, deu-se início a divulgação dos cadernos e atrativos da nova edição, para isso foram elaborados diversos anúncios, com veiculação diária, que evidenciavam as novidades e peculiaridades das colunas, seções e cadernos.

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A diferença de disputar e ser disputado pelo mercado

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A campanha publicitária que a Exclam criou para as matrículas de MBA 2002 do ISAE/FGV (Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas) vai além da agenda de cursos e matrículas da instituição. O conceito adotado pela agência parte do princípio que "um MBA Executivo no ISAE/FGV abre as portas do sucesso profissional, frente a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo". Por isso, a comunicação visual, tanto nos materiais impressos, como no vídeo, utiliza portas que se abrem para o aluno da instituição. Inclusive no material para rádio, os sons de fundo da locução são de portas se abrindo e fechando. De acordo com o gerente de marketing do ISAE/FGV, Alexandre Teixeira, "os alunos da Fundação Getulio Vargas fazem parte de um seleto grupo, que procura aprimoramento profissional e networking com profissionais de alto nível". Por isso, o posicionamento da instituição para a campanha de 2002 é "A diferença de disputar e ser disputado pelo mercado".A mídia abrange todo o Paraná e visa atingir principalmente o público consumidor de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, onde o ISAE/FGV tem sedes e está oferecendo cursos de MBA Executivo neste ano. Foram produzidas peças para jornais, emissoras de rádio e TV, outdoor, revistas, banners para Internet e anúncios específicos para jornais de classe. A veiculação, que iniciou em novembro de 2001, ganha mais força no final de janeiro e início de fevereiro, quando terminam os primeiros prazos de inscrições, finalizando no dia 5 de março, quando fecham as últimas turmas do primeiro semestre. O plano de comunicação inclui ainda mala direta, telemarketing e assessoria de imprensa.

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BÁSICA COMUNICAÇÕES- A empresa curitibana WO Internet, especializada em soluções em web, contratou os serviços da também local Básica Comunicações, responsável a partir de agora pela divulgação e assessoria de imprensa. O objetivo da parceria é promover as ações executadas pela WO, como projetos para a intranet do HSBC, a criação do site e do sistema de recrutamento eletrônico para o Programa Trainee da ALL e a elaboração de apresentação interativa de projetos para a Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá, entre outros.


APAE-SP CHEGA À MÍDIA COM NOVA CAMPANHA

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Abordando o tema “Inclusão Social”, a APAE-SP volta à mídia com o filme “Precisa-se”, assinado pela Grey Brasil. Com linguagem poética, o comercial, produzido pela Doc Films, conta a história de um deficiente mental que procura emprego numa petshop. A mensagem é clara: o excepcional pode desempenhar bem o seu papel na sociedade. Basta ter oportunidade.


Para protagonizar a campanha foi escolhido Mauro Rossi, portador de síndrome de Down e aluno da APAE-SP. Segundo o diretor do comercial, Carlos Sperry, a experiência de gravar com um portador de deficiência mental foi uma grata surpresa. “O roteiro sugeria uma atuação complicada, muito sutil, abusando de olhares. E o Mauro se saiu muito bem”, afirma Sperry.


O envolvimento de toda a equipe, que trabalhou voluntariamente para a criação do trabalho, foi essencial. ”Desenvolvemos este filme com o objetivo de mostrar para as pessoas a importância de integrar o deficiente à sociedade”, diz Hermes Zambini, redator da Grey Brasil.

O comercial já foi distribuído para as emissoras de todo o país.


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