Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Super-heróis se adaptam ao século XXI

31 jan 2011 às 14:02
Tanto Capitão América quanto Batman tiveram destinos parecidos e hoje voltaram revigorados -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Editoras estão ''zerando'' personagens para renovar franquias, conquistar público da nova geração e dar longevidade às suas criações


ATENÇÃO: OS TEXTOS A SEGUIR CONTÊM INFORMAÇÕES DE EVENTOS QUE AINDA NÃO ACONTECERAM NA CRONOLOGIA BRASILEIRA. SE NÃO QUER SABER, SAIA ENQUANTO É TEMPO.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Curitiba - A suposta morte do personagem Johnny Storm, o Tocha Humana do grupo Quarteto Fantástico, da Marvel Comics, acendeu o alerta entre os fãs para uma prática que era comum nos anos 90 mas até então se mantinha velada nessa virada de século: a de executar nomes da primeira linha para alavancar vendas. No entanto, apesar das reclamações sobre tal prática caça-níquel, há um corrente de pensamento incrustada em acontecimentos recentes que revelam um panorama animador no mercado: as empresas parecem ter encontrado uma forma de manter suas criações vivas no século XXI, também diante de uma nova geração.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Melhores de 2010

Imagem de destaque

Sensualidade em aventura mutante



Para começar, é necessário lembrar o que afastou os leitores e a maneira como as equipes criativas lidavam com o público, em fuga diante das histórias de super-heróis nos anos 90. Numa tentativa desesperada de chamar a atenção de uma decrescente fatia infanto-juvenil e da audiência madura que cresceu lendo quadrinhos, as editoras mais populares do mundo, as norte-americanas Marvel Comics e DC Comics, decidiram virar o universo de seus principais ícones de cabeça pra baixo.

Publicidade



Foi nessa época então que Superman morreu; o Lanterna Verde Hal Jordan, também caiu, voltou como vilão e depois se tornou um fantasma; Wolverine ficou deformado depois de arrancado seu esqueleto de adamantium; Homem-Aranha ganhou clones; Arqueiro Verde bateu as botas, Aquaman perdeu uma mão, enfim... Muita coisa aconteceu somente em prol das vendas, nada em respeito ao leitor, à cronologia ou simplesmente por uma boa história.



Porém, uma revolução foi disparada com o sucesso das adaptações de quadrinhos. O olhar simplista de escritores e diretores de cinema, preocupados com um público mais abrangente, deu espaço para jovens inventivos e cheios de ideias, como os roteiristas Geoff Johns, da DC Comics, e Brian Michael Bendis, da Marvel Comics. Não há indícios de que alguma coisa tenha sido combinada, no entanto, há muitas similaridades no conceito que levou ambos a tornar o universo das revistas mais atraentes, até mesmo para novos leitores, e personagens bem definidos, adequados para os tempos atuais.

Publicidade



Comos exemplos, basta ligar dois personagens e duas sagas das duas editoras e perceber como as histórias estão seguindo rumos mais orgânicos, seja com sepultamentos ou desaparecimentos. A primeira é a morte de dois personagens icônicos para ambas as editoras, Capitão América e Batman, para Marvel e DC Comics, respectivamente.



Ambos tiveram soluções um tanto quanto mirabolantes para seus retornos, com viagem temporal, transferência de corpo, entre outras bobagens que, bem escritas, são até aceitáveis, como aconteceu. O importante foi que, com a ausência de ambos, Johns e Bendis conseguiram mostrar ao leitor a importância dos dois e o que os fazem diferentes de tantos outros. Não à toa, hoje existem dois Batmen e dois Capitães América. O público aprendeu a diferenciar cada um, porque os roteiristas conseguiram criar pontos de referência nos núcleos de personagens que, depois de 50 anos, estavam desgastados.

Publicidade



Apesar de estratégias semelhantes, Marvel e DC hoje caminham por estradas diferentes atualmente. Com a ''Era de Ouro'', orquestrada a partir de um belo momento na saga ''Invasão Secreta'', a primeira segue reformulando seu universo deixando-o mais coeso a partir do ''reboot'' ou ''timeout'' de alguns núcleos e personagens. A segunda, com ''Brightest Day'' (ou ''No Dia Mais Claro'') revê o conceito de cada criação trazendo todos de volta para deixar os mais fortes e populares em ação neste novo contexto.



O importante, no final das contas, é que pelo menos há realmente uma preocupação maior quando acontece a suposta morte de um personagem, como a de Johnny Storm. Não parece ser mais apenas sobre vendas. E isso já é, criativamente falando, um avanço no grande mercado, que, antes disso, demorou a entrar no século XXI.

Publicidade



TOCHA HUMANA E DEMOLIDOR VIVEM "TIMEOUT"


Assim como aconteceu com Batman e Capitão América, dois personagens da chamada primeira linha vivem um momento de ''folga'' para serem ''zerados'' no universo Marvel. O Tocha Humana foi dado como morto na edição 587 de ''Fantastic Four'' e Demolidor saiu em jornada espiritual após a saga ''Shadowland''.

Publicidade



O Quarteto Fantástico nunca fez muito sucesso e atualmente é um grande pepino nas mãos de Bendis, que ainda não conseguiu promover uma interação maior da equipe familiar de heróis com o restante do universo Marvel. Até os X-Men estão se integrando com mais facilidade. Assim, o fim do quarteto e a ausência de Johnny Storm, pouco expressivo, podem ser uma maneira de realinhá-los com a atual realidade da editora.



O mesmo acontece com o Demolidor. Era necessária uma reestruturação dos ''street level heroes'', ou ''heróis de rua'' da Marvel. Com ''Shadowland'', a editora sacrificou Matt Murdock para criar novos personagens, estabelecer um novo status para esse microcosmo e ampliar diferentes linhas de narrativa com Justiceiro, Motoqueiro Fantasma, Luke Cage, Punho de Ferro, entre outros, coadjuvantes, hoje mais visíveis.

Publicidade



Claro que tanto Johnny quanto Matt vão voltar, a exemplo de Batman e Capitão América. A diferença é que, desta vez, as histórias serão bem mais acessíveis, interessantes, densas e, acima de tudo, divertidas do que aquelas publicadas nos anos 90. Pelo menos é o todos esperam que continue acontecendo.



O material citado acima pode ser encontrado em Curitiba na Itiban Comic Shop (Av. Silva Jardim, 845). O telefone de lá é (41) 3232-5367.


Acompanhe também meus textos no blog da revista IdeaFixa.


Twitter: /clangcomix

A maior parte dos textos publicados nesta coluna foi publicada na Folha de Londrina, tanto na versão impressa quanto na virtual.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade