Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Falsas expectativas

Abdominais são eficientes, mas não fazem mágica; entenda

Redação Bonde
05 mar 2013 às 09:40
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entrar em forma e cuidar da saúde são os principais objetivos de quem inclui a atividade física em sua rotina. E muitas vezes o acúmulo de gordura abdominal, a famosa barriguinha, mobiliza homens e mulheres em busca de resultados satisfatórios. Para isso, os treinamentos em casa ou na academia incluem os tradicionais abdominais, mas é preciso cuidado para não criar falsas expectativas em relação ao exercício, que é bastante eficiente, mas sozinho não faz 'mágicas'.

Tradicional, na máquina, focado no movimento das pernas, com ou sem acessórios, opções não faltam. E a diversidade também ajuda aqueles que, além dos benefícios estéticos, utilizam os abdominais para melhorar o equilíbrio, postura e fortalecimento muscular. "O objetivo é fortalecer e definir a musculatura, esta prática não tem como finalidade o gasto calórico. Para otimizar os resultados é preciso combinar esta atividade com alguns exercícios aeróbicos", explica Janaina Cavalheiro, educadora da Fit Premium.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A professora que dá aulas específicas de abdominais ainda destaca que existem muitas variações do exercício que favorecem os resultados e ajudam a evitar o desconforto. "A prática incorreta pode gerar dores lombares e cervicais e por isso muitas pessoas criam resistência em relação a esta atividade, mas existem muitas variações. Com a orientação correta é possível identificar qual é a melhor opção para cada aluno", comenta Janaina.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Para quem vai começar a educadora da Fit Premium recomenda os básicos e simples, pois o corpo ainda não tem resistência. Para obter bons resultados ela indica a frequência de três vezes por semana. "Os iniciantes não devem exagerar e tentar fazer o abdominal de maneira rápida, treinando todos os dias. O corpo precisa de um intervalo. Os resultados aparecem aos poucos, não tem mágica", alerta a professora.

O treino de abdominais é procurado tanto por homens quanto por mulheres. A diferença está no foco que cada um dará ao praticar o exercício. Enquanto elas priorizam a cintura, eles querem deixar o abdômen bem definido. Ao incluir os abdominais na rotina, a educadora destaca que apesar de homens e mulheres terem objetivos diferentes, ambos podem apostar em mais intervalos. "Independente do objetivo final, reduzir as repetições e aumentar o número de intervalos entre as séries ajuda na adaptação do corpo. O aluno pode fazer, por exemplo, 12 repetições com 5 intervalos e não 20 com apenas 3 paradas", orienta Janaina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade