Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Especialista recomenda

Além da beleza, 'projeto verão' traz saúde e bem-estar

Redação Bonde
12 dez 2014 às 07:49
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A temporada de calor se aproxima e, com ela, o número de pessoas em busca de um visual melhor para aproveitar as férias aumenta. Porém poucos deles sabem que, quando bem orientada e feita de forma adequada, a prática esportiva é excelente para quem deseja ter hábitos saudáveis e evitar o aparecimento de inúmeras doenças crônicas, bem como sintomas de algumas enfermidades.

Uma atividade física regular de 30 minutos diários é capaz de auxiliar no controle da hipertensão, melhorar a taxa glicêmica do sangue, aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o ruim (LDL), além de controlar o peso do esportista. "Esses fatores, quando em níveis adequados, melhoram a condição cardiovascular das pessoas e diminuem os riscos de infartos e derrames. Praticar esportes ainda diminui o stress e a ansiedade", explica o médico Roberto Cury, cardiologista chefe do Núcleo de Cardiologia do Hospital Samaritano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Embora signifique qualidade de vida, os exercícios diários nunca devem ser praticados em excesso. Lesões nos joelhos, nos pés, nos ombros, em articulações e até mesmo no coração podem ocorrer, caso a pessoa não esteja atenta aos exageros.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Segundo Cury, os treinos devem começar de forma leve e evoluírem gradativamente, conforme o corpo responder ao esforço. Ainda de acordo com o médico, a recomendação internacional é de que as atividades físicas sejam aliadas aos trabalhos de resistência muscular localizada (musculação). Não é recomendado que, logo no início, seja feito esforço além da capacidade do iniciante.

Publicidade


Massa muscular


Uma parcela dos esportistas busca não só emagrecer, mas também ganhar músculos. Para isso, a suplementação alimentar torna-se prática dentro desse grupo, que, muitas vezes, não faz o consumo sob orientação médica ou nutricional. "Antes de iniciar o uso dos suplementos, é necessário que sejam feitos exames clínicos e laboratoriais para que os déficits de vitaminas ou aminoácidos sejam apontados", alerta o cardiologista. Além disso, "[a pessoa] precisa estar muito atenta à composição dos suplementos, uma vez que muitos possuem substâncias prejudiciais ao coração, como testosterona e anabolizantes", ressalta.


Check up

Antes de começar a praticar qualquer modalidade esportiva, é imprescindível que seja feito um check up rigoroso para que todo o sistema cardiovascular seja examinado. Só com essa análise é possível ter certeza de que o corpo da pessoa está apto ao esforço ao qual será submetido durante o esporte.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade