Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Amenize o sofrimento!

Anote cinco passos para acabar com a TPM malhando

Redação Bonde
18 fev 2014 às 11:51
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de 80% das mulheres sofrem com os sintomas da TPM. Para combater o desconforto do período os exercícios físicos são grandes aliados. De acordo com a professora de educação física da Academia Contours, Juliana Carvalho, os exercícios aeróbicos, alongamentos, além dos localizados para a região pélvica, como os abdominais são os mais indicados. "Nesse período, o treino deve ser agradável e dinâmico", explica a professora da Academia Contours. Abaixo, ela descreve cinco passos para acabar com a TPM malhando.

Aposte no circuito de 30 minutos

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O circuito traz resultados rápidos e eficazes, porque aumenta a circulação linfática, elimina o excesso de líquidos, controla o peso, melhora a postura, alivia as dores, promove uma sensação de bem-estar e tranquilidade, além de ser rápido e seguro", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Invista nos exercícios aeróbicos

Publicidade


No combate a TPM, dentre os exercícios mais indicados estão os aeróbicos como bike, jump, corda, dança. "Mas, para quem treina constantemente, os exercícios de força, como musculação também podem ser realizados, desde que em baixa intensidade", recomenda a profissional.


Escolha os abdominais

Publicidade


"Para o alívio das cólicas, comuns nesta fase, os exercícios para região pélvica como abdominais, exercícios de contração do períneo e exercícios para região interna de coxas são indicados porque estimulam e facilitam o fluxo menstrual", explica a professora. Os alongamentos também ajudam no alívio das dores na lombar e nas pernas.


Pegue leve

Publicidade


Nesse período, o ideal é realizar treinos com intensidade mais leve. A TPM não é um bom momento para aumentar intensidade ou carga do treino. "Nessa fase, devido a fatores fisiológicos a mulher reduz a capacidade de concentração e aumenta a sensação de fadiga muscular (como se o músculo ficasse mais sensível)", aponta Juliana.


Controle a compulsão por doces

A compulsão por doces na TPM ocorre pela baixa da serotonina (substância produzida no organismo que traz a sensação de bom humor e felicidade), a mulher sente vontade de comer doces, pois, o açúcar libera endorfinas trazendo bem-estar, por outro lado, facilita a retenção hídrica e o ganho de peso. "O exercício físico produz endorfinas de forma muito mais saudável, a mulher não terá aquela compulsão por chocolates", alerta a professora da Contours.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade