Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Xô preguiça!

Atividades simples: descubra quantas calorias você pode torrar em apenas 5 minutos

Redação Bonde
06 abr 2015 às 10:35
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma das desculpas mais frequentes de quem leva vida sedentária é a falta de tempo. Mas, segundo o gerente médico da Central Nacional Unimed, Wolfgang Harry Loscher, as pessoas se esquecem de que, no dia a dia, queimamos calorias em atividades corriqueiras. "Subir escadas é um bom exemplo. Há pessoas que usam o elevador para subir dois andares. Deixam de se exercitar por falta de hábito de praticar exercícios", salienta o médico. O que a maioria delas não sabe é que subir escadas por 5 minutos gasta 36 calorias.

Quer mais exemplos? Um beijo de um minuto gasta 8 calorias. Logo, durante 5 minutos de agarra-agarra você consegue eliminar 40 calorias de uma forma prá lá de gostosa! Quem vai para o trabalho de ônibus ou metrô, pode descer uns 500 metros antes do ponto ou da estação e caminhar uns 5 minutos, tempo suficiente para queimar cerca de 40 calorias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como perder calorias em 5 minutos

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Pular corda o mais rápido que puder ajuda a torrar 68 calorias;

Publicidade


Andar com grandes passadas pelo corredor elimina 45 calorias;


Se você correr em volta do quarteirão durante 5 minutos perderá 62 calorias;

Publicidade


Dançar zumba no Wii significa 45 calorias perdidas. Já umas rebatidas na bolinha de tênis de mesa elimina 23 calorias;


Aspirar o maior cômodo da casa representa 20 calorias a menos, enquanto fazer limpeza na cozinha elimina 23 calorias;

Publicidade


Se saltitar no lugar enquanto espera o esmalte secar você perde 45 calorias.


Tempo x calorias

Publicidade


Já algumas atividades, também rotineiras e mais demoradas, podem eliminar ainda mais calorias. Talvez as pessoas não se deem conta de que fazer compras no supermercado, além de consumir tempo, também contribui para combater o sedentarismo. Uma hora fazendo as compras semanais no supermercado significa menos 270 calorias.


Ao contrário do que diz a música, nem tudo o que é bom "é ilegal, é imoral ou engorda". Uma relação sexual reduz 700 calorias/hora. E os adeptos do videogame não podem ser acusados de desleixo com os exercícios físicos. Uma divertida hora jogando videogame queima 108 calorias. É claro que jogar futebol (580 calorias) tem efeito mais intenso. E dançar rapidamente (uma salsa, ou um merengue, ou forró) equivale a menos 605 calorias/hora.

Publicidade


Outras dicas


1. Não fique parado. Se trabalhar em um escritório, levante-se a cada 30 minutos e caminhe um pouco.

Publicidade


2. Suba pela escada até três andares, e desça até cinco. Ou mais, se o preparo físico permitir (por favor, sem salto alto, pois isto desequilibra e pode levar a quedas e entorses. Também não é adequado para quem tem doença ortopédica em joelhos e tornozelos).


3. Guarde o controle remoto da televisão à noite. Isso obrigará você a caminhar para trocar de canal, justamente após o jantar, ajudando o processo de digestão.


4. Se utilizar ônibus ou metrô, desça uns 500 metros antes do trabalho ou da escola, para caminhar um pouco (desde que a segurança o permita).


5. Em shoppings, vá pela escada.


6. Faça ginástica laboral em seu escritório ou demais ambientes de trabalho. Se não houver, sugira que seja criada.


7. Faça pequenos serviços domésticos. Limpe a casa (300 calorias/hora); passeie com o cachorro (150 calorias); toque bateria, se os vizinhos não se incomodarem (110 calorias); arrume a cama (60 calorias/hora).


8. Limite o uso do automóvel para saídas superiores a um quilômetro, exceto se tiver de carregar muitas compras ou outros objetos pesados.


9. Faça alguns alongamentos a cada hora, ainda que esteja sentado em sua cadeira no escritório. Ajuda a relaxar, melhora a concentração e... queima calorias (principalmente se você trabalha muito tempo ao computador).

10. Não combine horas à frente da televisão com alimentos que só engordam. Levante-se, caminhe um pouco e, se tiver fome, prefira frutas a salgadinhos, biscoitos e outras tentações (se não tiver jeito, coma gorduras boas - nozes, amêndoas ou castanha- do-Pará). Sua saúde agradece!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade